Folha de S.Paulo

Vídeos demoram de 6 a 10 semanas para ficarem prontos

-

anos, ele encontrou um animal abandonado em uma fazenda próxima de onde vivia. Depois de convencer a mãe, levou para casa a pequena Shelly, primeira de uma dinastia de sete bichinhos: Jess, Maisy, Hugh, Lilly, Poppy e Teddy.

Apesar de Jess e Hugh já terem morrido, Teddy, Maisy, Poppy e Lily continuam servindo de inspiração para os vídeos. Foi o pequeno Teddy, aliás, que inspirou um personagem que surgiu mais tarde nas animações: o amigável filhote, que gosta de agradar o dono —e, consequent­emente, irritar o irmão mais velho— e não consegue ficar um frame parado. Nada, aliás, que fuja muito do comportame­nto dos milhões de filhotes que existem por aí.

E esse é um dos principais motivos que explicam a falta de nome dos personagen­s: sem identifica­ção, eles podem ser quaisquer bichinhos, inclusive os de quem assiste.

“Eles podem ser os gatos de qualquer pessoa, e o fato de não terem um nome deixa tuações Desenhados quadro a quadro, em sua maioria em preto e branco, os vídeos de Tofield geralmente levam de seis a dez semanas para ficarem prontos, a depender da história.

Como, à medida que os anos se passaram, outros personagen­s —como o cachorro da irmã de Simon— começaram a surgir, as narrativas ficaram um pouco mais complicada­s de produzir. Essas mudanças, no entanto, foram acompanhad­as por uma melhoria nas condições de trabalho: inicialmen­te sozinho, hoje o animador trabalha com uma equipe de cerca de dez pessoas.

O principal criador das histórias, no entanto, continua sendo ele mesmo, que também é responsáve­l por fazer os efeitos sonoros.

“As animações são tão cheias de humor e de personalid­ade que me pareceu melhor usar sons exagerados que realmente combinasse­m com os personagen­s.”

Para não dizer que tira tudo do nada, Tofield cita algumas de suas referência­s: o ilustrador inglês Angus McBride (1931-2007) e o cartunista americano Bill Watterson, criador da série Calvin e Haroldo. No Brasil, a celebridad­e felina Chico, da página Cansei de Ser Gato, ajuda a inspirar os trabalhos.

Mas, em meio a todo o sucesso dos vídeos, dos livros e dos produtos que colecionou ao longo dessa última década, Tofield diz ter um remorso: nunca ter conseguido atingir seu público alvo.

“Eu sempre me sento com os meus gatos para tentar mostrar os filmes. Eles, no entanto, sempre se interessar­am mais em dormir profundame­nte no meu colo.”

 ?? Imagens Simon’s Cat Ltd. 2018/Divulgação ?? Simon Tofield e sua criatura de visualizaç­ões
livros, publicados em 27p aíses
Imagens Simon’s Cat Ltd. 2018/Divulgação Simon Tofield e sua criatura de visualizaç­ões livros, publicados em 27p aíses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil