Folha de S.Paulo

Fernanda Torres inicia hoje o Fronteiras do Pensamento

Impacto das guerras culturais e limites da democracia estão entre os temas da série de conferênci­as

- -Naief Haddad

são paulo Um paradoxo está entre as inspiraçõe­s da edição 2018 da série Fronteiras do Pensamento, que começa nesta segunda (14) em Porto Alegre com a atriz e escritora Fernanda Torres e o artista plástico Vik Muniz. Eles retomam a conferênci­a na quarta (16), em São Paulo.

Vivemos uma crise do excesso, nas palavras do curador do Fronteiras e professor do Insper, Fernando Schüler, ao comentar o tema deste ano, “O Mundo em Desacordo”. De acordo com ele, há abundância de informaçõe­s e grande número de demandas de movimentos identitári­os. No entanto, essa hiperparti­cipação no debate público não tem levado a um aprimorame­nto da democracia, como se poderia acreditar.

Pelo contrário, prevalece um declínio da qualidade dos sistemas democrátic­os. “O excesso de informaçõe­s e de retórica provoca uma sensação de caos, e daí surge a sedução do apelo autoritári­o”, afirma Schüler.

Segundo o curador, o Fronteiras pretende discutir os limites da democracia e compreende­r a nova realidade das guerras culturais, conflitos em torno de temas morais abrangente­s que, muitas vezes, nascem nas redes sociais e ganham corpo em protestos nas ruas.

Fernanda Torres e Vik Muniz vão abordar o papel da arte em meio à guerra cultural brasileira em debates que tendem a ser informais, de acordo com Schüler.

Depois deles, participam da série neste semestre em São Paulo o psicólogo e filósofo americano Joshua Greene (30/5) e a escritora franco-marroquina Leïla Slimani (20/6). Nos meses seguintes, as atrações são a crítica de arte francesa Catherine Millet (4/7), o médico e escritor indiano Siddhartha Mukherjee (5/9) e o artista chinês Ai Weiwei (10/10).

Na reta final, há dois convidados em cada conferênci­a. No dia 24/10, os escritores Javier Cercas (Espanha) e Alejandro Zambra (Chile) estarão juntos. Em 21/11, é a vez do cientista político Mark Lilla e do filósofo Luiz Felipe Pondé, colunista da Folha.

Fronteiras do Pensamento em São Paulo

Teatro Santander, av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041, Itaim Bibi. Pacote para os oito encontros: R$ 1.790 a R$ 2.990 (não há venda para conferênci­as específica­s, só para o pacote). Desconto para assinantes da Folha e da revista piauí, entre outros. Ing.: ticketsfor­fun.com. br, na bilheteria do teatro e nas unidades da Livraria da Vila.

 ?? Marilia Cabral/Divulgação ?? Severo Athayde (Odilon Wagner) e Roberval (Fabrício Boliveira), um dos poucos negros de ‘Segundo Sol’
Marilia Cabral/Divulgação Severo Athayde (Odilon Wagner) e Roberval (Fabrício Boliveira), um dos poucos negros de ‘Segundo Sol’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil