Folha de S.Paulo

Bandeira vermelha

Amigo, não tem como garantir que a sua bandeira jamais será vermelha

- Gregorio Duvivier Ator e escritor, é um dos criadores do portal humorístic­o Porta dos Fundos DS Q Q S S Maína Mello @mainamello Ricardo Araújo Pereira | Gregorio Duvivier | | Reinaldo Figueiredo | José Simão | Renato Terra | José Simão

“A nossa bandeira jamais será vermelha”, cantam as multidões amarelas. Não sei se você já teve o privilégio de ouvir o cântico. A métrica é esquisita, separa sujeito e verbo. “A nossa (pausa) bandeira (pausa) jamais será vermelha”.

Não entendo essa promessa. Amigo, não tem como garantir que a sua bandeira não será vermelha. Mil coisas podem acontecer com ela no futuro. Se eu esfregar sua cara no chapisco

T ASTROLOGIA TRABALHO ÁRIES 21.mar a 20.abr A semana começa com pé no chão enquanto você faz seu planejamen­to. Mas de fundo há aquela nota meio inventiva e impulsiva, querendo fazer tudo diferente. Considere novas propostas.

TOURO 21.abr a 20.mai

A lua já está em Touro, onde será nova amanhã. Por ora, cuide de você e do seu conforto, já que essa mudança meio radical que está processand­o internamen­te logo será exposta para o mundo.

GÊMEOS 21.mai a 20.jun Silencie e acalme, até porque a mente, plugada, está em sintonia cósmica com uma virada de tempo. E você precisa tomar o seu tempo para processar essa energia no corpo também.

CÂNCER 21.jun a 21.jul Você pode fazer boas conexões com pessoas e isso já ser o primeiro passo do que ainda pode se tornar uma nova rede. A necessidad­e de evolução é o carro-chefe dessas aproximaçõ­es.

LEÃO 22.jul a 22.ago Você está para progredir, enfim. Já pode pensar em tudo o que pode realizar, mas com outros olhos. Metas em foco, atualize sua visão de mercado, de mundo e até de espírito.

VIRGEM 23.ago a 22.set Outras possibilid­ades: você tem muito o que pensar neste início de semana, consideran­do mudar de direção. Treine hoje a sua visão de águia para agarrar uma nova oportunida­de.

LIBRA 23.set a 22.out

A lua balsâmica é calmante e curativa. É o momento de assimilar as últimas experiênci­as e descartar o que não serve mais. Isso representa mudanças na forma como convive e compartilh­a.

ESCORPIÃO 23.out a 21.nov Sol e Lua se reúnem na casa astrológic­a dos seus relacionam­entos, que já podem estar embalados pela sensação de que algo precisa mudar na rotina e na dinâmica desses encontros.

SAGITÁRIO 22.nov a 21.dez Seu espírito visionário está ligadíssim­o no que está acontecend­o no mundo e querendo mudar toda a vida por causa disso. Como integrar essas novidades? Organize a agenda da semana.

CAPRICÓRNI­O 22.dez a 20.jan Você já não é mais a mesma pessoa, mas ainda está meio impactado(a) com o que passou e com as mudanças que está vivendo. Que tal entrar na onda e deixar esse novo eu surgir?

AQUÁRIO 21.jan a 19.fev Suas contradiçõ­es estão fortes hoje, porque a semana começou e você quer sossego, mas ao mesmo tempo a sua mente continua a mil, conectadís­sima com esse novo tempo que vai começar.

PEIXES 20.fev a 20.mar Sente que precisa tomar atitudes no trabalho, para melhorar as finanças? É isso mesmo, mas você ainda não tem as informaçõe­s, conhecimen­to ou negociação que virará o jogo. Pesquise. e limpar com a tua bandeira, ela vai ficar vermelha. Se você desenvolve­r daltonismo tardio, se você tomar uma cartela de Benflogin, se o Comando Vermelho ganhar as eleições, se o Osho renascer e transforma­r todo o Brasil numa grande comunidade sannyasin mudando o nome do país pra Rajneeshpu­ram a bandeira vai ficar vermelhinh­a.

No mais, não entendo esse pavor. Outro dia uma vlogger fez um vídeo revoltada com uma bandeira vermelha na parede do metrô e só foi alertada posteriorm­ente por internauta­s de que era uma bandeira do Japão. Pobre Japão, Suíça, Canadá, Peru, que não se esforçaram o suficiente pra que a bandeira não ficasse vermelha, e hoje vivem em ditaduras comunistas. Pra quem não sabe, a Suíça é conhecida como Cuba europeia.

O brasileiro tem complexo

José Simão de inferiorid­ade com tudo. Até com ditadura militar. “Nossa ditadura não se compara com a dos vizinhos”, dizem alguns, em tom de reclamação. “Nem pra isso a gente prestou! Nem genocídio a gente sabe fazer!”

Alto lá. Não vou deixar que falem mal assim do Brasil. Se tem uma coisa que o brasileiro sabe fazer é genocídio. Se tivesse um Nobel de Chacina, a gente tinha ganhado uns 30. E cada general tinha o seu. Só que só tem Nobel de coisa que o Brasil é ruim. Paz, Química, essas frescuras.

Semana passada o Matias Spektor comprovou o que todo o mundo já sabia. Geisel, o moderado, o esclarecid­o, o sacerdote, o fofo, mandou matar pelo menos uma centena. Pediu que só matassem subversivo­s, porque afinal tinha coração. Gente como Herzog, Zuzu Angel, e mais uns cem.

Se isso não é tingir a bandeira de vermelho, não sei o que é. Não que ela não fosse vermelha antes. Médici, Costa e Silva, Castelo Branco já tinham a parte deles. Genocidas, chacineiro­s, sanguinári­os, covardes. Graças a eles, nossa bandeira já é vermelha há muito tempo.

 ??  ??
 ?? Catarina Bessell ??
Catarina Bessell

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil