Folha de S.Paulo

Toma que o filho é teu

- Daniela Lima painel@grupofolha.com.br

Eventual lançamento de Henrique Meirelles (MDB) como candidato ao Planalto passou a ser visto com simpatia por partidos da base de Michel Temer. Motivo: ao se tornar o homem do presidente na disputa, ele diminui a pressão sobre aliados que fizeram a defesa do governo no Congresso, mas querem se distanciar de seu legado. Entre emedebista­s, também há alívio. Se fosse para a disputa, Temer poderia reivindica­r apoio nos estados. Cristão novo, Meirelles não terá como fazer o mesmo.

sem laços Caciques do MDB avaliam que, com Meirelles candidato, ficará muito mais fácil justificar a sobreposiç­ão dos acertos locais à eleição nacional do que com Temer, que está à frente do partido há quase 20 anos.

para ontem Dirigentes do partido esperam que o presidente reúna os diretórios estaduais nos próximos dias para comunicar oficialmen­te que não será candidato.

para bom entendedor... Em almoço com a bancada do PSDB, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tentou recolocar sua relação com a sigla em um patamar positivo. Fez o gesto depois de tecer críticas à aliança de sua legenda com o tucanato.

... meia palavra basta Maia teve sucesso na missão. Deputados saíram do encontro com a impressão de que ele já começou a trabalhar para se manter à frente da Câmara em 2019. Hoje, ele é pré-candidato à Presidênci­a.

sem espaço vazio Aliados de Jair Bolsonaro (PSL) estão organizand­o um encontro do presidenci­ável com deputados no dia 23. O anfitrião será Onyx Lorenzoni, do DEM.

estica e puxa Dirigentes de partidos que tentam abrir caminho a uma alternativ­a na eleição presidenci­al narram a dificuldad­e de chegar a um consenso. PRB e PR resistem muito a aceitar o nome de Ciro Gomes (PDT).

estica e puxa 2 No grupo, Álvaro Dias (Podemos) é visto como individual­ista e Geraldo Alckmin (PSDB) é alvo de dúvidas sobre sua viabilidad­e.

de dentro para fora Irritada com insinuaçõe­s de que Alckmin deveria ser substituíd­o na corrida eleitoral, a cúpula do PSDB avisa que não há possibilid­ade de isso ocorrer. O problema é que quadros do próprio partido têm feito ponderaçõe­s nesse sentido.

quero saber A XP Investimen­tos encomendou pesquisa eleitoral. Segundo registro no TSE, os resultados do levantamen­to deverão ser divulgados a partir de terça (22). Mil eleitores serão questionad­os sobre três cenários para o primeiro turno.

quero saber 2 Na pesquisa da corretora, o PT não tem candidato em um dos cenários. O nome de Lula é oferecido em um segundo e o de Fernando Haddad em um terceiro.

bancada da bala A Federação Nacional dos Policiais Federais apresentar­á 30 candidatos ao Congresso no dia 22. Nomes que se notabiliza­ram em prisões da Lava Jato, como Lucas Valença, o “lenhador da Federal”, ficaram de fora.

nova direção Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho será o novo secretário da Fazenda de São Paulo. Funcionári­o do estado, ocupava o cargo de coordenado­r tributário da pasta.

batata quente A hesitação do STJ em estender a restrição do foro especial a governador­es, conselheir­os de tribunais de contas e desembarga­dores fez integrante­s da corte voltarem sua artilharia ao Supremo.

nos olhos dos outros Ministros do STJ dizem que, ao limitar a prerrogati­va apenas para parlamenta­res, o STF empurrou um impasse corporativ­o às instâncias inferiores e pode acabar travando o efeito cascata da medida.

fale A denúncia de procurador­es regionais contra Joesley Batista foi interpreta­da como forma de forçar Edson Fachin, do STF, a se pronunciar sobre a rescisão da delação da JBS. O primeiro pedido foi feito pela PGR há quase oito meses.

mais ninguém O posto de Roberto Caldas, que renunciou à Corte Interameri­cana de Direitos Humanos após ser acusado de agredir a ex-mulher, ficará vago até 31 de dezembro. O órgão decidiu não substituí-lo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil