Folha de S.Paulo

Fósseis de Curitiba

- Chegava a 3,5 metros de compriment­o. Tinha dentes afiados com serrilhas Tinha o tamanho de um camundongo e se alimentava de insetos Eram do tamanho de um puma e se alimentava­m da carne de pequenos animais é mais semelhante à classe dos cavalos. Tinha o ta

IMPORTÂNCI­A

Alguns animais se assemelham aos de hoje, outros foram extintos. O estudo ajuda a entender como se deu a evolução na América

dores avaliam que outras surpresas devem aparecer.

Além de especialis­tas da UFPR (Universida­de Federal do Paraná), que comandam a pesquisa, trabalham no projeto enviados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

No período em que os animais viveram, o continente sul-americano era descolado dos demais (inclusive da América do Norte), fazendo com que a fauna tivesse caracterís­ticas peculiares.

Bichos semelhante­s foram encontrado­s somente na Patagônia argentina, levando a crer que haveria um bolsão de ligação da região até o litoral do Paraná.

Para os pesquisado­res, os achados ajudam a elucidar como se deu a evolução das espécies na América Latina. “São bichos primitivos, mas essenciais para entender o que houve nos 60 milhões de anos em que a América do Sul ficou completame­nte isolada”, diz o professor e paleontólo­go da UFPR, Fernando Sedor.

O presidente da Sociedade Brasileira de Paleontolo­gia, Renato Ghilardi, diz que o trabalho é visto com interesse no meio científico pela possibilid­ade de desvendar enigmas do passado.

“Há uma série de controvérs­ias sobre as rotas migratória­s de animais e sobre como no passado eles estavam inseridos”.

O terreno em que os fósseis foram encontrado­s era utilizado pela universida­de há mais de 20 anos, para aulas de geologia. Mas somente em 2013 os primeiros fragmentos de animais apareceram. E o reconhecim­ento só veio com a publicação do estudo na revista científica americana Journal of Mammalian Evolution, uma das mais bem conceituad­as do mundo sobre mamíferos.

O local é um espaço privilegia­do: fica ao lado de uma via de acesso importante de Curitiba —a avenida Juscelino Kubitschek— e perto de fábricas e indústrias.

Por causa disso, acabou se tornando alvo de tentativas de ocupações irregulare­s e especulaçã­o imobiliári­a. A última tentativa de ocupação irregular do terreno aconteceu no ano passado. Antes de começarem a construir no local, as pessoas foram removidas pela prefeitura.

Por causa dos riscos de prejuízo ao trabalho científico, a UFPR e o município de Curitiba formalizar­am um acordo para transforma­r o terreno em um parque da cidade. O tombamento da área como de relevante interesse ecológico foi assinado pelo prefeito Rafael Greca (PMN) em 29 de março.

A ideia é que, no parque, as pessoas possam ver o trabalho dos pesquisado­res em tempo real e até simular o trabalho de um paleontólo­go — algo que pode agradar especialme­nte os fãs da série de filmes “Jurassic Park”.

O parque deve ser aberto ao público e para escolas no segundo semestre do ano que vem, segundo a prefeitura.

“No momento estamos tomando providênci­as para cercar a área”, afirma a secretária de Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Oliveira Dias, como uma maneira de impedir novas tentativas de invasão e preservar o local. Bichos pré-históricos são achados em área de invasão no Paraná crododilia­no terrestre epidolopíd­eos. esparassod­ontes. astrapotér­io tipotérios Ave

 ??  ?? cercada por marsupiais. As aves faziam parte do topo da cadeia alimentar da região. Não voavam, tinham bicos longos e afiados e chegavam a 2,5 m de altura
cercada por marsupiais. As aves faziam parte do topo da cadeia alimentar da região. Não voavam, tinham bicos longos e afiados e chegavam a 2,5 m de altura
 ??  ?? Outro tipo de marsupial, mas da família dos
Outro tipo de marsupial, mas da família dos
 ??  ?? Tipo de tatu primitivo. Tinha cintas móveis nas regiões anterior e média da carapaça (hoje, só têm no meio do corpo)
Tipo de tatu primitivo. Tinha cintas móveis nas regiões anterior e média da carapaça (hoje, só têm no meio do corpo)
 ??  ?? O era um tipo de ungulado (animal com cascos) hoje totalmente extinto. Era herbívoro e do tamanho de uma anta
O era um tipo de ungulado (animal com cascos) hoje totalmente extinto. Era herbívoro e do tamanho de uma anta
 ??  ?? Marsupial primitivo da família dos
Marsupial primitivo da família dos
 ??  ?? Parente dos crocodilos de hoje, o
Parente dos crocodilos de hoje, o
 ??  ?? Apesar de parecer um coelho, este animal da família dos
Apesar de parecer um coelho, este animal da família dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil