Folha de S.Paulo

Conheça lojas oficiais da família real em Londres

Monarquia concede selo de garantia a estabeleci­mentos tradiciona­is, que vendem desde chapéus até chocolates e queijos

- The New York Times; tradução de Paulo Migliacci

londres Uma maneira de aprender sobre as predileçõe­s da família real é examinar as marcas que detêm o chamado “royal warrant” —“selo de preferênci­a real” concedido a fabricante­s britânicos. São produtores de prataria, champanhe, perfumes e calçados, entre outros.

Atualmente, 800 empresas têm essa classifica­ção.

Hatchards

Aquilo que começou em 1797 como um café literário que fazia panfletos políticos e publicaçõe­s sobre questões sociais se tornou a mais duradoura livraria de Londres.

O charme antiquado da loja —painéis de madeira elegantes, lareiras escondidas e uma escada de madeira em espiral— é ainda mais enfatizado pelas mesas de livros organizada­s pela equipe da casa com trabalhos de escritores britânicos, dos mais conhecidos aos mais exóticos: P.G. Wodehouse, Nancy Mitford, Evelyn Waugh, Agatha Christie e Kingsley Amis.

Além de comprar um livro (a loja é conhecida por cópias autografad­as de edições e por primeiras edições encadernad­as), os clientes podem se inscrever no serviço mensal por assinatura da Hatchards, com entrega no mundo inteiro. 187 Piccadilly, Londres; hatchards.co.uk

Truefitt & Hill

William Francis Truefitt começou fazendo perucas para o rei George 3º e em 1805 abriu uma barbearia de luxo, inicialmen­te fabricando e penteando perucas e depois oferecendo cortes de cabelo aos londrinos endinheira­dos.

Hoje, os clientes são atendidos por barbeiros uniformiza­dos, com camisas brancas, paletó e gravatas.

71 St James’s Street, Londres; truefittan­dhill.co.uk

The Goring Hotel

O Goring, que fica a poucos metros do palácio de Buckingham, hospedou Kate Middleton (e toda a sua família) na noite anterior ao casamento dela com o príncipe William.

Também foi utilizado pela realeza nas coroações de George 6º, em 1937, e Elizabeth 2ª, em 1953. O hotel serve como uma espécie de anexo extraofici­al do palácio, para receber dignitário­s.

Seu restaurant­e, estrelado pelo “Guia Michelin”, oferece clássicos da culinária local, como os ovos drumkilbo, com camarões e lagosta, um dos preferidos da rainha-mãe (a mãe de Elizabeth 2ª).

Se não tiver dinheiro para uma estadia, tome chá da tarde no salão em que a rainha realiza seu almoço de Natal. 15 Beeston Place, Londres; thegoring.com

Paxton & Whitfield

O aroma pungente do queijo stinking bishop (bispo fedorento) é o cartão de visitas desta loja, inaugurada em 1797.

Com uma ampla oferta de queijos artesanais (em sua maioria britânicos), a PAxton & Whitfield abastece hotéis elegantes, grandes restaurant­es e consumidor­es londrinos, além do palácio.

Dica: vá sem comer e peça amostras de queijos exóticos como o Fleur de Maquis, produzido na Córsega.

93 Jermyn Street, Londres; paxtonandw­hitfield.co.uk

Lock & Co. Hatters

Desde 1676, a Lock & Co. cria chapéus para a casa real e para a aristocrac­ia.

A casa inventou o chapéucoco, popularizo­u o modelo fedora e o newsboy cap e sempre foi referência para cartolas (Winston Churchill usou uma peça da loja, em seu casamento, em 1908).

A empresa continua a operar sob direção familiar e ocupa o mesmo local desde 1759.

Como no passado, as cabeças dos compradore­s são medidas por uma engenhoca vitoriana chamada “conformado­r”. Os produtos são entregues em caixas de papelão e tecido produzidas à mão.

6 St James’s Street, Londres; lockhatter­s.co.uk

Prestat

O legado dessa fabricante secular de chocolates a ajudou a conquistar clientes leais: Cher, Tina Turner e Paul McCartney estão entre os famosos que já foram à loja experiment­ar os fruity babes, chocolates com pasta de frutas. As trufas, servidas por William e Kate em seu casamento, são um grande sucesso.

14 Princes Arcade, Londres; prestat.co.uk

 ??  ??
 ?? Andy Haslam/ ‘The New York Times’ ?? Acima, cliente tem sua cabeça medida na Lock & Co. Hatters; ao lado, fachada da barbearia Truefitt & Hill
Andy Haslam/ ‘The New York Times’ Acima, cliente tem sua cabeça medida na Lock & Co. Hatters; ao lado, fachada da barbearia Truefitt & Hill
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil