Folha de S.Paulo

Condenado a mais de 30 anos de prisão, ex-ministro José Dirceu se entrega em Brasília

- Bernardo Caram

brasília O ex-ministro José Dirceu (PT) se entregou à Polícia Federal na tarde desta sexta-feira (18), em Brasília. Após passar por exames no Instituto Médico Legal (IML), ele foi conduzido ao complexo penitenciá­rio da Papuda, onde deve permanecer até uma decisão definitiva sobre o local de cumpriment­o da pena.

Em setembro de 2017, Dirceu teve sua pena aumentada na segunda instância para 30 anos e 9 meses por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Na quinta (17), foi expedido o mandado de prisão depois que ele teve recurso negado no Tribunal Regional Federal.

Na Papuda, Dirceu foi encaminhad­o para o bloco 5 do Centro de Detenção Provisória —o mesmo onde está preso o ex-ministro Geddel Vieira Lima. O local abriga ex-policiais, idosos, políticos e presos com formação superior.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o ex-ministro foi colocado em uma cela coletiva de aproximada­mente 30 metros quadrados que tem camas tipo beliche, chuveiro e vaso sanitário.

O órgão de segurança ressaltou que, assim como os outros detentos do sistema prisional, Dirceu terá direito a quatro refeições diárias —café da manhã, almoço, jantar e lanche noturno— e duas horas de banho de sol por dia.

No mandado de prisão, foi estabeleci­do que Dirceu deveria se entregar até as 17h desta sexta. Pouco antes das 14h, acompanhad­o de um advogado, ele deixou seu apartament­o no setor Sudoeste, região nobre da capital federal, e se apresentou às autoridade­s.

Antes de se entregar, Dirceu passou o dia em casa com a filha. De acordo com o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), que tomou café da manhã com o petista, o amigo passou as últimas horas em liberdade revisando um livro que pretende publicar.

Inicialmen­te, estava previsto que Dirceu seria levado ao Complexo Médico Penal, na região metropolit­ana de Curitiba, onde há uma ala reservada para presos da Lava Jato. O roteiro mudou depois que o petista se entregou.

Dirceu já foi preso antes: durante a ditadura, quando era líder estudantil, e no escândalo do mensalão, além da própria Lava Jato.

 ?? Eduardo Knapp/Folhapress ?? O ex-ministro José Dirceu ao se entregar em 2013, após ser condenado no mensalão; dessa vez, ele não quis ser visto
Eduardo Knapp/Folhapress O ex-ministro José Dirceu ao se entregar em 2013, após ser condenado no mensalão; dessa vez, ele não quis ser visto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil