Folha de S.Paulo

EUA impõem sanções contra nº2 do chavismo e familiares

- Estelita Hass Carazzai

washington Às vésperas das eleições na Venezuela, os EUA anunciaram nesta sexta-feira (18) sanções econômicas contra o número dois do chavismo, Diosdado Cabello, vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv).

Cabello, 55, que foi ministro de Hugo Chávez, presidente da Assembleia Nacional e tenente do Exército, é acusado pelos americanos de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, exploração irregular de minas na Venezuela e corrupção.

Com as sanções, os bens e ativos do chavista nos EUA ficam bloqueados, e companhias americanas ou que operem no território do país estão proibidas de fazer qualquer transação com ele.

Além dele, foram incluídos na lista negra sua mulher, Marleny Contreras de Cabello, seu irmão José David Cabello, e Rafael Sarria Diaz, apontado como laranja do ex-ministro. Três empresas pertencent­es ou controlada­s por Sarria na Flórida também tiveram seus bens e ativos bloqueados.

Cabello já havia sido sancionado recentemen­te pela Suíça, por seu papel na “violação de liberdades individuai­s na Venezuela”, e pelo Panamá, que o incluiu numa lista de alto risco para lavagem de dinheiro e financiame­nto do terrorismo.

O ex-ministro ainda não havia se manifestad­o sobre as sanções até a conclusão desta edição, assim como o regime.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil