Folha de S.Paulo

Anvisa defende sinal de alerta contra sódio e açúcar em rótulo de alimento

Relatório que será apresentad­o na segunda (22) propõe símbolo na frente de embalagens

- -Natália Cancian

brasília Na hora de fazer compras no supermerca­do e escolher qual alimento levar, poderá fazer diferença a presença de um símbolo nos moldes de um “alerta” no rótulo que indica se ali há alto teor de açúcares adicionado­s, gordura saturada e sódio.

A inclusão desse tipo de advertênci­a é uma das recomendaç­ões de um relatório preliminar elaborado pela equipe técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que avalia mudanças nas regras de rotulagem dos alimentos.

O documento, ao qual a Folha teve acesso, deve ser apresentad­o e discutido em reunião da diretoria nesta segundafei­ra (21). Em seguida, segue para consulta pública.

Elaborado após revisão de estudos nacionais e internacio­nais e da análise de modelos sugeridos à agência e adotados em outros países, o texto dá força a propostas que incluem símbolos e mensagens de alerta para a alta quantidade de substância­s críticas se consumidas em excesso.

Segundo o relatório, a melhor opção é adotar, na frente da embalagem, o chamado modelo semi-interpreta­tivo, em que o consumidor pode ser informado sobre a composição do alimento, mas ao mesmo tempo manter a autonomia de decidir se quer comprá-lo ou não.

Esse tipo de rotulagem, segundo a agência, tem tido melhor avaliação de custo-benefício em outros países. É o exemplo dos alertas gráficos, que usam frases sobre o “alto teor”, e dos “semáforos nutriciona­is”, que mesclam dados com as cores verde, amarela e vermelha. Na análise dos técnicos da agência com base em estudos que avaliaram itens como compreensã­o e leitura, porém, o primeiro modelo sai na frente.

Hoje, esse tipo de advertênci­a no rótulo de alimentos industrial­izados já é adotado ou é alvo de análise em alguns países, como Canadá, Israel e Chile.

No Brasil, propostas similares também foram sugeridas à Anvisa por algumas entidades, caso do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e Opas (Organizaçã­o Panamerica­na de Saúde) e Caisan (Câmara Interminis­terial de Segurança Alimentar e Nutriciona­l).

O objetivo é ajudar o consumidor a ter informaçõe­s mais claras sobre o que está presente em cada alimento e, assim, escolher produtos mais saudáveis.

Apesar de recomendar a adoção desse modelo, o documento frisa, porém, que as evidências disponívei­s ainda “não permitem concluir sobre o formato mais apropriado para facilitar o uso da informação pelo consumidor brasileiro”.

Alguns tipos de design, no entanto, são apresentad­os no documento como opções a serem analisadas. Entre elas, estão octógonos, triângulos, círculos e retângulos com lupa -—todos com avisos da alta quantidade das substância­s.

O relatório não descarta avaliação sobre outros modelos sugeridos à Anvisa, caso do “semáforo”, que tem apoio da indústria, ou do NutriScore, tipo de escala feita com Anvisa recomenda alerta sobre alto teor de açúcar, sódio e gordura

O que está em discussão

> Anvisa planeja novo modelo de rotulagem nutriciona­l dos alimentos industrial­izados, com inclusão de advertênci­as na parte da frente do rótulo Outras propostas de mudanças recomendad­as pela equipe técnica daAnvisa

> Incluir açúcares totais e livres na lista de nutrientes da tabela nutriciona­l

> Retirar a gordura trans da tabela nutriciona­l, o que ocorreria após processo que analisa novas regras ou possível banimento dessa substância dos alimentos

> Cálculo de quantidade de alimentos não mais por porção, mas por 100g ou ml

> Uma proposta é proibir ou regular a declaração que destaca aspectos nutriciona­is supostamen­te positivos, como "0% gordura"

> Adoção de modelo próprio para cálculo de alto, baixo e médio teor de gordura

Tiposde alerta que seguem modelo recomendo pela Anvisa Modelos devem ser colocados à consulta pública, formatos ainda podem mudar

Alguns dos modelos propostos à Anvisapor entidades e indústrias cores e letras, apoiada pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia). Mas afirma que, em primeira análise, o modelo “semi-interpreta­tivo de alertas” tem maior recomendaç­ão.

 ?? Victor Ruiz Caballero - 19.jan.18/The New York Times ?? Barraca no Chile vende salgadinho­s com triângulo que indica alto teor de gordura, sódio e açúcar como forma de lutar contra obesidade crescente no país
Victor Ruiz Caballero - 19.jan.18/The New York Times Barraca no Chile vende salgadinho­s com triângulo que indica alto teor de gordura, sódio e açúcar como forma de lutar contra obesidade crescente no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil