Folha de S.Paulo

Como ligar tudo o que você precisa na tomada sem causar um incêndio

Instalação de eletrodomé­sticos deve respeitar limite de carga do imóvel, que varia de acordo com o tamanho dos fios usados

- -Fernanda Lacerda

são paulo Na empolgação de trocar o chuveiro por um melhor, comprar um aquecedor ou instalar um ar-condiciona­do, muita gente esquece que cada imóvel tem um limite de carga elétrica disponível.

Quando esse limite é ultrapassa­do, há uma sobrecarga, que pode levar a um incêndio. Foi o que aconteceu no edifício Wilton Paes de Almeida, no largo do Paissandu, região central de São Paulo. O prédio pegou fogo no dia 1º de maio após um curto-circuito em uma tomada onde estavam ligados três aparelhos ao mesmo tempo.

O problema é frequente: outros exemplos de incêndios de grande repercussã­o causados por sobrecarga elétrica são os do Edifício Joelma, em 1974, do Grande Avenida, em 1981, e, mais recentemen­te, do auditório do Memorial da América Latina, em 2013.

O “teto” de carga de cada imóvel é dado pela instalação elétrica da casa ou do apartament­o, que varia de acordo com a bitola (tamanho) dos fios utilizada, o valor dos disjuntore­s e os tipos de circuito (como de lâmpadas e de tomadas), principalm­ente.

A conversou com a engenheira Raquel Tomasini, da Lello Condomínio­s, com o consultor técnico especializ­ado em instalaçõe­s elétricas Almir Zanettin e com o pesquisado­r em energia do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Clauber Leite sobre o que fazer —e o que não fazer— para ter uma casa segura. Tipo split Tipo janela

• Nunca deixe um eletrodomé­stico ligado na tomada sem necessidad­e

• Coloque o chuveiro na posição verão em dias quentes

• Nunca reaproveit­e uma resistênci­a queimada

• Limpe os furos de saída do chuveiro

• Nunca pendure coisas para secar atrás da geladeira

• Não coloque panos sobre as prateleira­s da geladeira

• Verifique as borrachas de vedação da porta da geladeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil