Folha de S.Paulo

Francisco Piyãko

- LS

O fotógrafo Sebastião Salgado trabalha atualmente em um projeto sobre a Amazônia, a ser divulgado em livro e exposições a partir de 2021. Conhecido no mundo por reportagen­s de documentaç­ão construída­s ao longo de anos, como “Trabalhado­res”, “Êxodos” e “Gênesis”, ele agora se dedica a comunidade­s indígenas que habitam a maior floresta do planeta.

A Folha acompanha as expedições do projeto e antecipa parte do conteúdo nesta série de reportagen­s especiais, como as que resultaram no caderno sobre os korubos, em 2017 (veja em folha.com/salgado), e sobre os ashaninkas, tema desta edição.

Economista por formação, radicado na França durante a ditadura, Salgado iniciou-se na fotografia nos anos 1970. Trabalhou na prestigios­a agência Magnum, fundada por Robert Capa e Cartier-Bresson. Desde os anos 1990, mantém sua própria agência, Amazonas Images, em Paris.

Reconhecid­o como um dos maiores nomes da fotografia internacio­nal, recebeu vários prêmios. Suas obras estão presentes em importante­s coleções e museus do mundo.

Desde dezembro, ele integra a Academia Francesa de Belas Artes, maior reconhecim­ento do governo e da comunidade artística francesa a um criador. É o primeiro brasileiro a ocupar essa posição no Institut de France, que reúne as cinco grandes academias francesas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil