Folha de S.Paulo

Em nova denúncia, petista Pimentel é acusado de caixa 2

-

são paulo O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), foi denunciado pela Procurador­ia-Geral da República no Superior Tribunal de Justiça sob acusação de falsidade ideológica para fins eleitorais por suposta fraude na prestação de contas de campanha em 2014 —o chamado caixa dois.

A PGR acusa Pimentel de omitir o recebiment­o de R$ 3,2 milhões oriundos de empresas dos grupos JHSF e Gomes de Almeida. Segundo o documento, os recursos tinham como origem doações ocultas e pagamentos de vantagens indevidas negociadas no período em que Pimentel ocupou o cargo de ministro do Desenvolvi­mento, entre 2011 e 2014.

É a quarta vez que o governador é denunciado no âmbito da Operação Acrônimo, que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais envolvendo gráficas e agências de comunicaçã­o.

A denúncia tem como base a delação premiada do empresário Benedito Barbosa da Silva Junior, o Bené, apontado como operador do petista.

Relator, o ministro do STJ Herman Benjamin quebrou o sigilo do processo e notificou os acusados para que apresentem defesa prévia. A denúncia precisa ser aceita pela Corte Especial do STJ para que o processo prossiga.

A defesa do petista disse que se manifestar­á nos autos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil