Folha de S.Paulo

Café no Bixiga vira point de defensores do petista e críticos do governo Temer

- Géssica Brandino

são paulo Quem passa pela rua 13 de maio, a poucos metros da paróquia Nossa Senhora da Achiropita, no Bixiga, em São Paulo, se depara com uma faixa que diz: “Em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato”.

O adereço passou a compor a fachada do café Sabelucha, point de petistas do bairro, graças a seu dono, Segismundo Bruno, 70.

No início deste mês, o Sabelucha ganhou fama nas redes sociais após um usuário afirmar que a clientela havia sumido. “Pelo contrário: o apoio cresceu”, rebate Bruno.

Com um bottom “Lula Livre”, ele limpa as mãos enfarinhad­as no jeans ao pausar a produção de tortas para falar com a reportagem.

Petista antigo, não esconde a posição política da clientela do café, aberto em 1993, em sociedade com a irmã Maria Imaculada, 73.

Bruno se filiou ao PT em 1982, por influência da Teoria da Libertação, ala progressis­ta da Igreja Católica. Integrou grupos de jovens, depois trabalhou com seguros, mas logo passou a atuar com políticas sociais.

Foi chefe de gabinete da Cohab na gestão da prefeita Luiza Erundina, então do PT. Conta que foi demitido após desavenças com simpatizan­tes do partido que o acusavam de ser autoritári­o.

Aquele foi seu momento de desilusão com a política, mas não o suficiente para desistir. “A princípio você fica abalado, mas o idealismo é mais forte”.

Da rua é possível avistar a bandeira do PT sobre o balcão, decorado com cartazes em apoio a Lula e recortes de jornal com fotos de personagen­s da Lava Jato, como Eduardo Cunha e Aécio Neves. Ali também estão livros de esquerda e uma camiseta encardida com os dizeres “Fora, Temer golpista”.

“Meu filho já me pediu pra lavar, mas deixo assim pra saberem que está aqui faz tempo”, diz. O item está no lugar desde que Temer assumiu o governo, há dois anos.

Sobre a prateleira, há bonecos de Lula, Fidel Castro, Che Guevara e Osama Bin Laden. Questionad­o sobre a presença da imagem do líder da Al-Qaeda, ele responde rindo: “Ganhei e como a gente não sabe exatamente o que aconteceu, deixei lá”.

Se ainda há olhares enviesados dos que passam em frente ao Sabelucha, aqueles que entraram apoiam e recomendam.

“É o lugar mais democrátic­o que conheço”, diz o fotógrafo Marcos dos Santos, 41, que mora em São Bernardo, mas passa no local sempre que está na cidade: “Agora, vai virar point”.

 ?? Avener Prado/Folhapress ?? Segismundo Bruno, dono da cafeteria e doceria Sabelucha, no Bixiga, que é frequentad­a por petistas
Avener Prado/Folhapress Segismundo Bruno, dono da cafeteria e doceria Sabelucha, no Bixiga, que é frequentad­a por petistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil