Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

- monica.bergamo@grupofolha.com.br

A ÚLTIMA QUE MORRE

O governo deu ordem à AGU (Advocacia-Geral da União) para esperar até o meio-dia da sexta (25) antes de entrar no STF (Supremo Tribunal Federal) com pedido de liminar para a desobstruç­ão das estradas. Esperava uma resposta positiva dos caminhonei­ros às negociaçõe­s da noite anterior, quando chegou a anunciar o fim da greve.

BOA TARDE Diante da resistênci­a dos motoristas, decidiu entrar com o pedido de liminar para inclusive poder usar a força contra eles.

NA PARALELA Já a PRF (Polícia Rodoviária Federal) alertou o órgão de que era necessário pedir também a liberação dos acostament­os. Para impedir o cumpriment­o das 22 liminares que o governo já tinha obtido determinan­do a desobstruç­ão das vias, os caminhonei­ros se afastavam para o lado das estradas. Mas seguiam dificultan­do o tráfego.

PLANO B E a Câmara já estuda fórmulas para baixar também os impostos sobre o gás e a gasolina. Nada será feito, no entanto, enquanto não for encontrada receita para subsidiar a redução. A margem de manobra é estreita.

QUEM SABE Uma das ideias é usar a receita extra com os royalties do petróleo, que cresceu 38,5% com a alta do barril.

CADEIRA VAZIA O diretor penitenciá­rio Jeferson Medeiros Walkiu, responsáve­l pelo Complexo Médico-Penal (CMP), na região metropolit­ana de Curitiba, foi demitido do cargo. No local estão presos da Lava Jato, como o ex-deputado Eduardo Cunha.

CADEIRA VAZIA 2 No último mês, o CMP sofreu com uma fuga de seis detentos e uma denúncia de um dos presos, que afirma ter sido torturado por agentes. O Departamen­to Penitenciá­rio do Paraná diz que a demissão é apenas uma questão administra­tiva.

MEMÓRIA A Secretaria Municipal de Cultura abriu inscrições para interessad­os em promover atividades na Jornada do Patrimônio 2018. Os projetos podem ser passeios guiados na cidade, abertura de imóveis históricos para visitação, oficinas e palestras.

NA LUTA Leide Moreira, que tem esclerose lateral amiotrófic­a e só movimenta o globo ocular, foi obrigada a comprar quatro ingressos para ver um show musical em São Paulo —o dela e o das assistente­s que precisavam acompanhál­a. Depois de muita luta e protesto, Leide inspirou uma lei que proíbe as casas de shows de seguirem a prática.

NUNCA MAIS A história virou um curta-documentár­io, “Pagar 4 Nunca Mais”. Dirigido pela filha dela, Leide Jacob, o filme será exibido para convidados na segunda (28), no Caixa Belas Artes, e depois inscrito em festivais. Ele mostra a batalha e encontros de Leide Moreira com músicos como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ney Matogrosso.

SOBRENOME A regra, denominada Lei Leide Moreira pela então vereadora Mara Gabrilli (PSDB), que apresentou a proposta, foi sancionada por Fernando Haddad (PT-SP) e prevê multa para qualquer estabeleci­mento que queira cobrar mais de um ingresso por pessoa.

MEMÓRIA O tenor Jean William vai se apresentar neste sábado (26) no Engenho dos Erasmos, da USP, em Santos. O local foi tombado nas esferas nacional, estadual e municipal por ser o engenho mais antigo do Brasil.

QUEBRA-GALHO O ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho regerá uma orquestra por alguns momentos neste sábado (26). Ele fará uma participaç­ão em um evento no prédio da Bienal em que um grupo de 32 músicos improvisar­á uma trilha sonora para a final do torneio europeu Uefa Champions League. A atração é promovida pela Heineken.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil