Folha de S.Paulo

Atletas da lista de espera da Copa são liberados para jogar

Após perder prazo, CBF ganha aval da Fifa para que atletas atuem no Brasileiro

- Diego Garcia, Luiz Cosenzo e Sérgio Rangel

teresepóli­s (rj) A CBF (Confederaç­ão Brasileira de Futebol) conseguiu nesta sextafeira (25) a liberação da Fifa para que os jogadores da lista de espera da seleção brasileira para a Copa possam atuar

no Campeonato Brasileiro.

A entidade perdeu o prazo para avisar a Fifa para pedir a liberação dos atletas convocados no seu torneio nacional.

Após orientar os clubes a evitar a escalação de atletas

que estão na lista de suplentes, a entidade conseguiu uma liberação da Fifa para que eles possam disputar o Brasileiro. “A CBF informa também que os 12 atletas adicionais constantes na pré-lista (35 jogado-

res) estão em condição de jogo por seus clubes nas competiçõe­s que estejam disputando”.

A primeira consulta da CBF para liberar os jogadores foi feita após o treinador ter anunciado a relação dos 23 convocados, no dia 14 de maio.

O prazo estabeleci­do pela Fifa, porém, terminava em 15 de junho de 2017.

Segundo a CBF, a comissão técnica entendeu que não tinha como pedira liberação dos atletas com antecedênc­ia de quase um ano.

O artigo 45 do regulament­o do torneio determina que os atletas relacionad­os nessa lista não estejam em atividade por seus clubes a partir do dia 20 de maio. A intenção é protegê-los de lesões e obrigar os clubes acedê-los para suas respectiva­s seleções.

A entidade não revelou ainda os 12 jogadores excedentes que compõem a relação de Ti te.

O Grêmio consultou a CBF na quinta para saber quais jogadores poderiam ser escalados contra o Ceará, no domingo (27), em Fortaleza, pela sétima rodada do Nacional.

O clube fez a consulta após a entidade que comanda o futebol brasileiro aconselhar o Palmeiras não escalar o atacante Dudu no duelo contra o América-MG, realizado na quarta-feira (23), pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O palmeirens­e é um dos atletas que está na lista de espera.

Ooutroéo zagueiro Dedé, do Cruzeiro. O nome dele foi o único confirmado por Tite. Ele atuou na vitória do Cruzeiro sobre o Racing, na terça-feira, pela Libertador­es. Segundo a CBF, a proibição da Fifa não vale no torneio continenta­l.

Corinthian­s, São Paulo e Flamengo também esperavam uma resposta da entidade. O atual campeão brasileiro acredita que o meia Rodriguinh­o possa estar na lista.

Já o São Paulo acredita que Rodrigo Caio e Diego Souza poderiam estar entre os suplentes. O Flamengo acreditava na presença de Diego.

As seleções classifica­das para a Copa do Mundo da Rússia podem pedir atro cade um jogador machucado por outro (não obrigatori­amente da lista com 35 nomes) até 24 horas antes da primeira partida da equipe no Mundial —o Brasil estreia no torneio no dia 17 de junho, contra a Suíça.

 ?? Cesar Greco/Ag. Palmeiras ?? Dudu, liberado pela Fifa, pode voltar a ser titular no ataque do Palmeiras, em jogo válido pelo Brasileiro
Cesar Greco/Ag. Palmeiras Dudu, liberado pela Fifa, pode voltar a ser titular no ataque do Palmeiras, em jogo válido pelo Brasileiro
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil