Folha de S.Paulo

ACESSO FÁCIL

Com quarto estacoes de metro e ciclovias, Santana e arredores possuem alternativ­as rapidas e eficeintes de locomocao

-

AAlém de contar com uma série de opções de comércio, serviços e lazer, os moradores da zona Norte de São Paulo usufruem de diversas alternativ­as de transporte para o deslocamen­to pela região e para outras áreas da cidade.

São quatro estações do metrô da linha 1-azul (Portuguesa-Tietê, Carandiru, Santana e Jardim São Paulo-Ayrton Senna), que se conecta às linhas 2-verde, 3-vermelha e 4-amarela, propiciand­o acesso fácil e rápido a diversas regiões de São Paulo.

A região possui ainda dois terminais de ônibus: o de Santana abriga linhas locais, e o do Tietê é ponto de partida e chegada do maior número de viagens de toda a América Latina. O terminal foi inaugurado em 1982 e nele operam 61 empresas de ônibus, com cerca de 300 linhas que fazem viagens diárias para mais de 1.000 cidades de 21 estados brasileiro­s, além de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Santana e os bairros do entorno oferecem múltiplas alternativ­as para quem prefere usar o carro. As avenidas Cruzeiro do Sul e Braz Leme são importante­s vias de ligação com outras regiões da cidade situados do outro lado do rio Tietê. A marginal, além de levar a outros cantos da metrópole, permite acesso fácil e rápido às rodovias Dutra, Ayrton Senna, Anhanguera e Bandeirant­es.

Para quem gosta de pedalar, as avenidas Braz Leme, na Cruzeiro do Sul e na Zaki Narchi têm faixas exclusivas. No ano passado, a iluminação da ciclovia da Cruzeiro do Sul foi reforçada para aumentar a segurança de quem passa por ali.

 ??  ??
 ?? Fotos Emiliano Capozoli/Estúdio Folha ?? Acima, passare a de acesso à estação
Carandiru, do metrô, na avenida Cruzeiro do Su ; ao ado, sina ização
de cic ovia na mesma avenida
Fotos Emiliano Capozoli/Estúdio Folha Acima, passare a de acesso à estação Carandiru, do metrô, na avenida Cruzeiro do Su ; ao ado, sina ização de cic ovia na mesma avenida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil