Folha de S.Paulo

25 anos de cultura

Casa no Butantã oferece shows, peças de teatro, sessões de cinema, cursos e oficinas para todas as idades

-

OO destino do imóvel na avenida Junta Mizumoto já estava definido: seria um sacolão, para abastecer a população do entorno com frutas, legumes e verduras. Mas a fome dos moradores era outra. Eles queriam um equipament­o cultural.

O movimento levou à criação da Casa de Cultura do Butantã, de forma informal, em 1980. Em 1992, o local foi inaugurado oficialmen­te e passou a ser gerido pela prefeitura.

Hoje, é um ponto de encontro para pessoas de toda a região. Oferece espetáculo­s de teatro, shows musicais e sessões de cinema abertas à comunidade. Além disso, disponibil­iza mais de 20 atividades gratui- tas de música, dança, práticas corporais e esportivas e arte. O cardápio inclui aulas de ioga, zumba, tango, sapateado, corte e costura, instrument­os musicais, entre outras. O grupo de tai chi chuan, um dos mais concorrido­s, com vagas esgotadas, utiliza o espaço há 25 anos.

Algumas das pessoas que ministram oficinas têm contratos temporário­s com a Secretaria Municipal de Cultura, mas a maior parte delas dá as aulas de forma voluntária.

"Os professore­s se doam por amor à arte e por amor à casa", diz o coordenado­r Danilo Leite.

O público da Casa é variado. Mais de um terço é formado por pessoas com mais de 50 anos —há grupos específico­s para a terceira idade. Os jovens mostram mais interesse pelas aulas de música e teatro. Embora não haja cursos específico­s para crianças, elas podem participar de diversas atividades, como as aulas de música e capoeira.

"Nossa orquestra de cordas tem uma menina de cinco anos", conta Leite. "O público da casa foi envelhecen­do com ela. Estamos tentando chamar os mais jovens, ampliando o horário de funcioname­nto, assim quem estuda e trabalha pode fazer atividades mais tarde."

A Casa de Cultura abriga ainda uma biblioteca e uma horta comunitári­a, mantida com a ajuda dos frequentad­ores.

 ?? Fotos Johnny Mazzilli/Estúdio Folha ??
Fotos Johnny Mazzilli/Estúdio Folha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil