Folha de S.Paulo

Área que abriga 28 espécies de aves tem estruturas reparadas e mutirão da prefeitura

Parque raPoso Tavares Passa Por reviTaliza­ção

-

Um oásis verde junto a uma das principais rodovias de São Paulo, o parque Raposo Tavares passou recentemen­te por uma revitaliza­ção, realizada pelo mutirão Mário Covas, iniciativa da prefeitura da capital paulista.

Os banheiros foram reformados, e churrasque­iras, bebedouros e portões, reparados. As redes e traves do campo de futebol foram substituíd­as. As melhorias acontecera­m graças a doações de empresas privadas, num total de R$ 45 mil.

O local tem pista de corrida e caminhada, playground, trilhas, quadras e quiosques. Já foram identifica­das 28 espécies de aves na área, incluindo o periquito-rico, que possui distribuiç­ão restrita à mata atlântica. O parque é considerad­o o primeiro da América do Sul a ser construído sobre um aterro sanitário. Sua implantaçã­o, em 1981, teve impacto positivo na vida dos moradores do entorno, diminuindo problemas como mau cheiro e poluição visual, além de criar uma nova área verde para o lazer.

Ali funciona também um ecoponto e uma central de triagem de materiais reciclávei­s, ligados à Prefeitura Regional do Butantã, com 2.000 m² de área —o maior equipament­o para tratamento de resíduos sólidos da cidade. Quem gosta de ler pode ainda usufruir aos sábados e domingos do programa Bosque de Leitura, da Secretaria de Cultura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil