Folha de S.Paulo

Coleção Folha traz dois contos de Joyce em edição bilíngue

Nono volume da série de obras clássicas chega às bancas no domingo (3/6)

- -Cris Martins da Silva

são paulo Em sua primeira obra ficcional, “Dublinense­s”, o irlandês James Joyce relata de forma realista e cronológic­a a vida de seus compatriot­as na virada do século 19 em contos que antecipam temas e ambientes que marcariam obras-primas como “Ulisses”.

O nono volume da Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura apresenta 2 dos 15 contos de “Dublinense­s”: “Contrapart­ida” e “Uma Mãe”.

A edição, que chega às bancas no próximo domingo (3/6), traz histórias em versão bilíngue, com textos lado a lado em cada idioma, o que possibilit­a ao estudante de língua inglesa comparar rapidament­e o original e a tradução.

O volume dá acesso a uma plataforma digital, com versões em PDF e em áudio das tramas de um dos mais inventivos escritores da história.

“Contrapart­ida” e “Uma Mãe” abordam o derrotismo, o alcoolismo e o uso da violência ante conflitos e frustraçõe­s, entre outros assuntos.

Segundo Irineu Franco Perpetuo, jornalista e tradutor desta coleção, “Dublinense­s” talvez seja a introdução ideal à obra de Joyce (1882-1941).

“Sua linguagem não tem o radicalism­o experiment­al de obras-primas como ‘Ulisses’ e ‘Finnegans Wake’, que inicialmen­te pode intimidar tanto o leitor não iniciado como o estudante de língua inglesa.”

Para ele, os contos —“pequenas joias”— funcionam isoladamen­te e introduzem a temáticas e ambientes que o autor explorará mais adiante.

Escritos a partir de 1904 e publicados em 1914, os textos de “Dublinense­s” revelam de forma realista o cotidiano dos habitantes de Dublin, bem como os costumes e moral vigentes na Irlanda, e que acaba refletindo a virada do século 19, pré-Primeira Guerra.

O livro é dividido em quatro temas: infância, adolescênc­ia, vida madura e vida pública. Nos contos apresentad­os neste volume da coleção, o leitor é instado a refletir acerca da vida madura e das expectativ­as não correspond­idas.

A trama dos contos pode ser vista como uma série de variações sobre temas irlandeses: o catolicism­o, o alcoolismo, a violência e o autoritari­smo nas famílias.

O conto que abre a edição, “Contrapart­ida”, trata da relação do Sr. Farrington com seu trabalho, do uso do álcool como válvula de escape e da insatisfaç­ão com tudo que o cerca, a exemplo de sua família.

Já “Uma Mãe” narra a história da Srª Kearney, mãe da pianista Kathleen, que compensa frustraçõe­s amorosas em sua função materna. A trama gira em torno de quatro concertos da filha. Mas as coisas não saem conforme o planejado, e ela luta para ser respeitada.

 ?? Divulgação ?? Joyce em pintura de Jacques Emile Blanchem de 1935
Divulgação Joyce em pintura de Jacques Emile Blanchem de 1935
 ??  ?? VOL.9 Dia 3.jun
VOL.9 Dia 3.jun

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil