Folha de S.Paulo

porto de galinhas

- Eduardo Vessoni

- praia no brasil e nordeste

Nem parece que a fervida capital pernambuca­na fica logo ali, a apenas 50 quilômetro­s de distância pela Rota do Atlântico, concession­ária que administra a rodovia de acesso ao litoral sul do estado. Pelo terceiro ano, a praia pernambuca­na de Porto de Galinhas se mantém na dianteira folgada como a melhor praia do Nordeste, segundo a pesquisa Datafolha.

Neste ano, também estreia como uma das sete melhores praias do Brasil.

Entre os cerca de 670 mil visitantes anuais, segundo a Secretaria de Turismo de Pernambuco, é recente a onda de argentinos que têm levado novos sotaques ao destino. Todos de olho na tábua da maré.

No ciclo mais baixo das águas, jangadas de madeira (R$ 25 por pessoa) deslizam até piscinas naturais de tons esverdeado­s, em pleno centro da vila. São apenas cinco minutos até a sequência de recifes de corais que represam águas calmas, a constantes e agradáveis 28º C de temperatur­a –repletas de peixinhos coloridos.

Este espetáculo da natureza, combinado a um centrinho que ferve à noite, cheio de lojas simpáticas, restaurant­es e bares, já seria motivo suficiente para não circular muito. Quem escolhe se hospedar nos resorts ainda tem mais razões para não desgrudar da espreguiça­deira, como no estrelado Nannai, na praia de Muro Alto.

Para passear, o roteiro Ponta a Ponta percorre de bugue (R$ 250, 4 passageiro­s) os litorais norte e sul, saindo da praia de Cupe, seguindo até Muro Alto e retornando a Maracaípe. A propósito: o distrito é um belo contrapont­o a Porto de Galinhas, onde a calmaria da antiga vila de pescadores já não dá as caras nem na baixa temporada. Se o mar agitado por ali é um convite para surfistas, o mangue de águas azuladas é um paraíso para quem busca um passeio tranquilo. ⋆

 ??  ?? Piscinas naturais de Porto
Piscinas naturais de Porto
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil