Folha de S.Paulo

campos do jordão

- Felipe Mortara

60 - inverno no brasil

Basta o frio começar para que todos as atenções se voltem a Campos do Jordão, a 183 km da capital. A cidade mais alta do Brasil, a mais de 1.600 metros de altitude, tem infraestru­tura capaz de acolher mais de 3 milhões de visitantes por ano.

A belíssima natureza ao redor complement­a com louvor as inúmeras opções de hospedagem e gastronomi­a. Ícone desta oferta de serviços, o bairro do Capivari exibe suas construçõe­s em estilo alpino.

No paladar, a essência de Campos são os chocolates quentes e os fondues, de preferênci­a harmonizad­os com sofisticad­os vinhos tintos. A cerveja artesanal tem uma de suas mecas nacionais no local: a clássica choperia Baden Baden. Já nas receitas, é provável encontrar truta fresca e pinhão, além de frutas vermelhas da região.

Os dias costumam ser secos e ensolarado­s; mas as noites, congelante­s. Clima que combina perfeitame­nte com o maior evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno, durante o mês de julho.

Entre os passeios tradiciona­is, está o primeiro teleférico do Brasil, que leva ao Morro do Elefante, a vista mais clássica de Campos do Jordão. Ou então percorrer as trilhas do Horto Florestal (grátis). Para um desafio maior, agências especializ­adas levam visitantes de todas as idades para subir a Pedra do Baú.

Nas últimas temporadas, três passeios ganharam destaque, o parque Amantikir, o Museu Felícia Leirner, ao ar livre, e o borboletár­io. Faça o frio que for, no melhor inverno do Brasil, o povo se aquece batendo perna. ⋆

 ??  ?? ...mas noites congelante­s
...mas noites congelante­s
 ?? REPRODUÇÃO/FLICKR ??
REPRODUÇÃO/FLICKR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil