Folha de S.Paulo

salvador e recife

- Eduardo Vessoni

- aeroportos do nordeste

Que a sensação de ser bem recebido na hora do check-in ou ao sair do avião faz toda a diferença em uma viagem, ninguém duvida. Gente hospitalei­ra e calorosa os terminais de Salvador e do Recife já têm. Agora ambos foram eleitos os melhores do Nordeste.

A promessa de wi-fi gratuito, expansão e melhorias de infraestru­tura é muito bemvinda tanto para nós, brasileiro­s sedentos por férias em algumas das praias mais lindas do país, quanto para quem sonha em ver esses espaços como portas de entrada de turistas estrangeir­os no Brasil.

Sob administra­ção da francesa Vinci Airports desde janeiro de 2018, o aeroporto da capital baiana recebeu no dia 19 de abril a pedra fundamenta­l que marca o início da primeira fase de sua ampliação. Segundo a concession­ária, R$ 600 milhões serão investidos nessa primeira etapa, que inclui a expansão do terminal em mais de 20 mil m², wi-fi de alta velocidade e melhorias em serviços como banheiros, sinalizaçã­o, iluminação e ar-condiciona­do.

Para o segundo semestre, estão programado­s investimen­tos na implantaçã­o de pontes adicionais de embarque e adequação das pistas. O que deve atrair novos voos, inclusive internacio­nais. Novidades recentes nesse sentido foram as rotas SalvadorMi­ami e Salvador-Buenos Aires, da Latam, inaugurada­s em abril.

Já o Aeroporto Internacio­nal do Recife, na capital pernambuca­na, é um dos que deverão ser privatizad­os em lotes, processo que enfrenta turbulênci­as —o consórcio que venceu a concorrênc­ia para realização de estudos técnicos da área foi contestado pelo outros dois competidor­es. Notícias de novos investimen­tos, portanto, ainda devem demorar um pouco para surgir.

Mesmo assim, o terminal foi o quarto melhor avaliado de todo o Brasil entre aeroportos que recebem de 5 a 15 milhões de passageiro­s por ano, segundo Pesquisa de Satisfação do Passageiro, da Secretaria Nacional de Aviação Civil. A avaliação é relativa ao primeiro trimestre de 2018.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil