Folha de S.Paulo

honda e chevrolet

- Eduardo Sodré

- carros para viajar

Escolher um carro nos anos 1980 era uma tarefa fácil. Quatro montadoras dominavam o mercado, e cada uma tinha cinco ou seis modelos diferentes a oferecer.

As mudanças de um ano para outro raramente iam além de novas cores, redesenho das lanternas e alguma nova versão.

Se o automóvel tivesse a missão de atender tanto o uso cotidiano quanto as viagens de férias ou de fim de semana, as peruas eram a opção lógica.

Hoje, o cenário é outro. Há cerca de 30 marcas disputando a atenção do consumidor brasileiro, algumas com mais de 20 modelos diferentes em seu portfólio.

Os utilitário­s esportivos vivem seu auge em todas as opções de tamanho, o que explica o bom resultado da Honda na pesquisa do Datafolha, em que 10% dos entrevista­dos a citaram como a melhor fabricante de carros para viajar. A marca tornou-se referência nesse segmento em 2015, quando o portamalas avantajado do HR-V, somado à suspensão robusta, convidava os proprietár­ios a pegar a estrada rumo a destinos com asfalto ruim e trechos de terra no trajeto.

Curiosamen­te, a montadora japonesa tem pequena oferta de automóveis no Brasil: são sete opções, que vão do Fit ao CR-V. Em comum, todos oferecem bom espaço para os passageiro­s, outra caracterís­tica fundamenta­l para viajantes rodoviário­s.

A boa fama da rede concession­ária também colabora: quem deseja colocar as rodas na estrada não quer ficar muito tempo parado nas revisões obrigatóri­as.

Em favor da Chevrolet, que aparece logo após à Honda na pesquisa com 9%, há o peso da história. Desde que começou a produzir veículos no país, a marca americana caracteriz­ou-se por atender bem diferentes perfis de motoristas estradeiro­s. Tinha Opala e Caravan para quem podia comprar um carro de luxo para a família cruzar o país ou utilitário­s parrudos aos que precisavam ir além do asfalto. Também não faltaram peruas compactas: Marajó (derivada do Chevette), Kadett Ipanema e Corsa Wagon.

Hoje, a Chevrolet se reencaixa nos desejos do público brasileiro ao lançar os utilitário­s esportivos Tracker e Equinox, ambos com motores turbo. Nos próximos anos, a renovação da linha Onix incluirá mais um jipinho compacto, de preço mais acessível.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil