Folha de S.Paulo

Por amor, desistiu do sonho de ser padre e virou radialista

- Kelly Mantovani EDUARDO DE SALLES OLIVEIRA

JOSÉ CURSINO DE SIQUEIRA (1930-2018) são paulo Desde a infância, José Siqueira tinha em mente ser padre. O garoto do sertão cresceu e realizou seu sonho. Porém, o destino do pernambuca­no mudou ao se apaixonar, e ele resolveu deixar o sacerdócio para se casar nos anos 1970.

Advogado de formação, mudou-se com a mulher para Campina Grande, na Paraíba, onde conciliava os trabalhos na advocacia cível e no jornalismo — mas sem deixar as raízes católicas de lado.

Trabalhou como procurador-geral da diocese de Campina Grande, juiz conciliado­r do Tribunal de Pequenas Causas e, na mesma ocasião, foi nomeado superinten­dente da Rádio Caturité, ligada à igreja.

À época, teve o desafio de tirar a empresa de uma grave crise econômica. A programaçã­o ganhou um novo formato, que ia além dos programas de evangeliza­ção, com músicas, esportes e investimen­to pesado em jornalismo.

José, em tom de brincadeir­a, sempre dizia aos jornalista­s: “Cada um vale o que pesa”. Conseguiu não somente alavancar a audiência como estabelece­u um piso salarial para os funcionári­os.

Os filhos lembram dele como um pai presente, carinhoso e exigente. “Toda viagem de trabalho que ele fazia, eu ganhava um presente diferente”, lembra Carlos. “Certa vez, jogando futebol, chutei a bola no meio da rua e acertei a janela do vizinho. Fiquei de castigo e não mais joguei”, conta.

Mesmo nos momentos de lazer, costumava levá-los para assistir a espetáculo­s e cerimônias religiosas.

Nos últimos 14 anos, sua saúde estava frágil por problemas no rim. Morreu no dia 21, aos 88, de insuficiên­cia renal. Deixa a mulher, Maria, com quem era casado havia quase 50 anos, os três filhos, Carlos, Moema e Cristina, e seis netos.

CLARICE FERNANDES BARONI

GARBI Aos 74, casada com Daniel Américo Garbi. Deixa o esposo, Daniel, filhos e netos. Quinta (24/5) às 11h. Cemitério Vila Mariana, Av. Lacerda Franco, 2012, Vila Mariana.

MANOEL BRAZ RINSKI Aos

93, casado com Geni. Deixa o filho, Ronaldo, netos e bisnetos. Domingo (27/5) às 11h. Cemitério Israelita do Butantã, Av. Eng. Heitor Antônio Eiras García, 5.530, Butantã.

7º DIA Nesta terça (29/5) às 11h, Paroquia Nossa Senhora Mae do Salvador (Cruz Torta), Av. Prof. Frederico Herman Junior, 105 - Alto De Pinheiros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil