Folha de S.Paulo

Madison McFerrin canta com Cesar Mariano

Revelação do R&B, a filha do vocalista Bobby McFerrin e o pianista misturam soul e jazz nesta terça (29) no Bourbon

- -Carlos Calado

são paulo Embora já tenha se apresentad­o no Brasil em duas outras ocasiões, a cantora americana Madison McFerrin, 26, ainda é pouco conhecida por aqui. Mas depois do show que fará na noite desta terça (29) no clube Bourbon Street, como convidada do pianista Cesar Camargo Mariano, é provável que passe a contar com um fã-clube local.

“Nossa parceria deu uma liga musical muito boa. Madison também toca piano muito bem, além de outros instrument­os”, avaliza o conceituad­o músico e arranjador paulista, que vive nos Estados Unidos desde os anos 1990. No último sábado (26), Mariano e a cantora se apresentar­am no Bourbon Festival Paraty (RJ).

Essa parceria nasceu por acaso, em 2016, no Festival Música em Trancoso, na Bahia. Madison foi convocada para substituir o cantor de jazz Bobby McFerrin (seu pai), quando ele cancelou a apresentaç­ão que faria com Mariano por um problema de saúde.

“Cantar com Cesar me traz uma sensação de grande conforto. Quando cantei ao lado dele pela primeira vez, em Trancoso, tive a sensação de que já fazíamos música juntos havia muito tempo”, relembra Madison, que tem sido apontada como promissora revelação na área do R&B e da soul music por blogs e veículos especializ­ados, como o site Pitchfork ou a rádio de jazz WBGO.

O acaso também a ajudou, dois anos atrás, quando decidiu compor material para um projeto de piano e voz. “Durante os primeiros shows que fiz sozinha, eu não me sentia segura ao tocar as harmonias e cantar o que tinha escrito ao mesmo tempo. Então comecei a usar um ‘pedal de loop’ para reproduzir as harmonias”, conta, referindo-se ao recurso eletrônico que permite gravar sons e reproduzi-los, em uma sequência que se repete.

“Sinto muito prazer ao cantar a capella [sem acompanham­ento instrument­al]. A melhor maneira de exibir música feita assim é mesmo ao vivo”, diz a cantora, confirmand­o que trouxe o pedal eletrônico para mostrar canções extraídas dos dois volumes de seu projeto “Founding Foundation­s”, já disponívei­s no mercado.

E como Madison encara as comparaçõe­s com seu pai, cuja canção “Don’t Worry Be Happy” ocupou as primeiras posições das paradas em 1988, por mais de quatro meses?

“Embora eu tenha começado a fazer música a capella por acaso, sem a intenção de seguir o mesmo caminho de meu pai, eu adoro sua música, que é uma grande fonte de inspiração para o que faço”, diz.

Voltando à parceria, Mariano observa que a afinidade musical que sente com a cantora, apesar dos quase 50 anos que os separam, é natural. “Não gosto de rotular a música, mas o gênero que a Madison abraça, essa mistura de R&B, soul e jazz, me agrada bastante. Além disso, lá no fundo, essa música combina muito bem com o samba”, diz o pianista, cujo afiado quarteto inclui Conrado Goys (violão), Thiago Rabello (bateria) e Sidiel Vieira (contrabaix­o).

Cesar Camargo Mariano convida Madison McFerrin Ter. (29), às 21h30. Bourbon Street, r. dos Chanés, 127, SP. Ing.: R$ 145 a R$ 175 em ingressora­pido.com.br. 18 anos.

 ?? SkinnyWasH­ere/Divulgação ?? A cantora Madison McFerrin, 26, que se apresentou em Paraty e faz show nesta terça (29) em São Paulo
SkinnyWasH­ere/Divulgação A cantora Madison McFerrin, 26, que se apresentou em Paraty e faz show nesta terça (29) em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil