Folha de S.Paulo

Mirando ampliação, teatro cria festival com peças

- MLB

Aberto há 14 anos, o teatro Vivo inicia nesta sexta (1º) a primeira edição de seu festival de teatro. É uma espécie de passo inicial para um projeto do espaço de se transforma­r num centro cultural.

A ideia, explica André Acioli, curador do teatro desde outubro passado, é que local receba no futuro também sessões de cinema, exposições e outras atividades culturais, além de encontros e debates.

Algumas modernizaç­ões estruturai­s do espaço começaram no início do ano, e a reforma deve ser finalizada no segundo semestre —o orçamento não foi divulgado.

A peça que abre o festival nesta sexta é a estreia “O Monstro”, versão do diretor Hugo Coelho para o conto homônimo de Sérgio Sant’Anna.

Genézio de Barros interpreta um professor de filosofia que, com a namorada, entra no jogo de sedução de uma uma jovem. Mas a brincadeir­a foge do controle e se transforma numa relação abusiva.

Após três sessões no fim de semana, dentro da mostra, a montagem segue temporada até agosto, inaugurand­o novos dias de sessões no teatro:

terças e quartas —antes, as apresentaç­ões aconteciam apenas de sexta a domingo.

As quintas-feiras e as segundas serão dias “de fôlego” para trocar cenários e configuraç­ões de iluminação de uma peça para a outra, diz Acioli.

Depois de “O Monstro”, o

festival segue com espetáculo­s que fizeram sucesso no ano passado (e que terão, cada um, duas ou três sessões num fim de semana).

Entre eles estão “Os Guardas do Taj”, com Reynaldo Gianecchin­i e Ricardo Tozzi e direção de Rafael Primot e João

Fonseca para o texto de Rajiv Joseph; “Boca de Ouro”, versão do diretor Gabriel Villela para o texto de Nelson Rodrigues, com Malvino Salvador e Mel Lisboa no elenco; e “Contrações”, de Mike Bartlett, com Débora Falabella e Yara de Novaes.

 ?? Heloisa Bortz/Divulgação ?? Genézio de Barros em ‘O Monstro’, adaptação do conto de Sérgio Sant’Anna
Heloisa Bortz/Divulgação Genézio de Barros em ‘O Monstro’, adaptação do conto de Sérgio Sant’Anna

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil