Folha de S.Paulo

FOLHA POR FOLHA Transplant­e cardíaco, 50 anos: muito a aprender

- Gabriel Alves

Nos preparativ­os da reportagem sobre os 50 anos do primeiro transplant­e cardíaco do país, procuramos o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP, onde essa primeira cirurgia aconteceu, para acompanhar­mos uma operação. Ficamos ansiosos à espera do chamado.

A expectativ­a durou apenas três dias. Em 11 de maio, fui acordado com mensagem da assessoria do hospital para seguirmos o caso de Eunice Maria Alves, 57, que sofria de insuficiên­cia cardíaca grave. Já ligada a dispositiv­o que ajudava seu coração a bombear o sangue, era paciente prioritári­a.

Enquanto o órgão era transporta­do de Joinville (SC) pela equipe do Incor, Eunice era preparada para a cirurgia.

Lalo de Almeida, fotógrafo, Victor Parolin, editor de vídeo, e este repórter corríamos pelos corredores do hospital para não perder nada: a notícia sendo recebida por Eunice, o órgão chegando de helicópter­o, o momento em que o novo coração começou a bater no peito dela. Tudo registrado em foto, texto e vídeo.

Também tivemos a sorte de conhecer Euclydes Marques, 83, que comandou a operação junto com o cirurgião Euryclides Zerbini (1912-1993), e Noedir Stolf, 75, à época um jovem residente.

Marques me contou que combinou com Zerbini que tiraria o coração do doador enquanto batia, diferente da versão oficial de que o órgão teria parado antes da remoção —o conceito de morte cerebral ainda enfrentava resistênci­a. Stolf rebate sua fala.

Meio século depois, aquele transplant­e ainda gera debate. LEIA O ESPECIAL EM folha.com/transplant­e50

 ?? Reinaldo Canato/Folhapress ?? O médico Euclydes Marques, 83, um dos pioneiros dos estudos sobre transplant­es de coração
Reinaldo Canato/Folhapress O médico Euclydes Marques, 83, um dos pioneiros dos estudos sobre transplant­es de coração

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil