Folha de S.Paulo

Estudo explica como Plutão pode ter dunas

- Salvador Nogueira folha.com/mensageiro­sideral

As dunas de Plutão intrigaram os cientistas assim que foram primeiro observadas, em 2015.

Imagens da sonda New Horizons, da Nasa, revelaram sua existência, após o histórico sobrevoo de 14 de julho daquele ano. O problema: ninguém conseguia explicar como elas podiam existir. Agora, um grupo internacio­nal de pesquisado­res parece ter a resposta.

Essas formações esculpidas pelo vento nunca foram exclusivid­ade terrestre. Marte tem dunas. Vênus, idem. A lua Titã, de Saturno, também. E até cometas, como a sonda Rosetta mostrou, também têm estruturas similares.

Em Plutão, contudo, foi um achado inesperado. O planeta anão tem uma atmosfera rarefeita demais para carregar partículas de um lado a outro. Para dar uma ideia, a pressão atmosféric­a na superfície plutoniana é apenas um centésimo de milésimo da terrestre ao nível do mar.

E, no entanto, as dunas estão lá, para quem tiver interesse por turismo interplane­tário de aventura. Como elas surgiram? Matt Telfer, da Universida­de de Plymouth, no Reino Unido, e seus colegas encontrara­m uma possível solução e a publicaram na última edição da revista especializ­ada Science.

O Sol não esquenta grande coisa na região de Plutão, quase 40 vezes mais afastado dele que a Terra. O mais quente que fica por lá é -218 ºC. Congelante pelos nossos padrões, mas suficiente para converter parte do metano sólido presente na superfície em vapor.

Esse gás evaporando do chão, lutando contra a débil gravidade plutoniana, é suficiente para elevar partículas no ar —talvez de gelo de metano, talvez de nitrogênio, ainda não se sabe.

Uma vez suspensas, até mesmo a modesta atmosfera consegue arrastá-las e gerar o padrão observado na planície Sputnik pela New Horizons. Segundo o modelo explicativ­o dos pesquisado­res, as formações registrada­s são relativame­nte recentes —menos de meio milhão de anos.

Mais uma prova de que, a despeito da pequenez, Plutão é mundo dinâmico e fascinante.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil