Folha de S.Paulo

Desempenho de Willian muda equipe titular de Tite

- -Luiz Cosenzo e Sérgio Rangel

A expectativ­a era que Willian fosse o 12º jogador da seleção na Copa do Mundo. Mas as excelentes atuações do paulista de 29 anos no Chelsea e nos últimos amistosos com a equipe brasileira, mudaram a cabeça de Tite.

De reserva imediato de Coutinho e Neymar, virou titular pelo lado direito do campo. Ele deverá continuar na equipe no amistoso contra a Áustria, no domingo (10), em Viena, e manterá o status pelo menos até o início do Mundial.

“Temos que disputar a posição com lealdade. Nunca me senti um titular absoluto e nem reserva”, disse Willian.

No domingo (3), contra a Croácia, ele foi a principal arma ofensiva da seleção brasileira na etapa inicial, quando o time encontrou dificuldad­es para sair jogando. Após a partida, ganhou elogios de Tite.

“Ele é diferente, tem muito repertório: chute, drible, velocidade, jogada combinada e recomposiç­ão”, afirmou o técnico da seleção brasileira.

O atacante atuou em 18 dos 20 jogos sob o comando do treinador. Ficou fora do duelo contra a Colômbia, em janeiro de 2017, que teve apenas jogadores de clubes brasileiro­s, e diante da Argentina, pelas eliminatór­ias, quando ficou no banco de reservas.

Com exceção do amistoso contra a Colômbia, o camisa 19 da seleção brasileira esteve presente em todas as convocaçõe­s. Foi titular nos dois primeiros jogos, mas depois perdeu a titularida­de para Philippe Coutinho.

O período coincidiu com a morte de sua mãe, Maria José, a Dona Zezé, que havia lutado por mais de dois anos contra um tumor na cabeça. Zezé morreu dois dias após o atacante marcar um gol pela seleção e dedicar a ela.

Ele considera a morte da mãe como um dos maiores baques da sua vida. Tanto que perdeu quatro quilos e não conseguiu manter o mesmo nível de atuação no Chelsea.

O Mundial da Rússia será o segundo de Willian na carreira. No primeiro, em 2014, ficou na reserva. Só foi titular na decisão do terceiro lugar. Contra a Alemanha, no 7 a 1, foi preterido por Bernard e só jogou 21 minutos.

“Durante esse período, ganhei experiênci­a, fui ficando mais maduro. Estou chegando em um momento especial.”

 ??  ?? Willian, 29
Natural de Ribeirão Pires
(SP), Willian começou no sub13 do Corinthian­s em 2000. Chegou ao time principal em 2006. Na temporada seguinte, transferiu-se para o Shakhtar Donetsk. Em 2013 passou menos de oito meses no Anzhi (RUS) antes de ir...
Willian, 29 Natural de Ribeirão Pires (SP), Willian começou no sub13 do Corinthian­s em 2000. Chegou ao time principal em 2006. Na temporada seguinte, transferiu-se para o Shakhtar Donetsk. Em 2013 passou menos de oito meses no Anzhi (RUS) antes de ir...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil