Folha de S.Paulo

Mostra e plataforma online contam vida de Frida Kahlo

- -Isabella Menon

“Frida Kahlo não é um produto ou uma marca. Frida Kahlo não é uma boneca”. Em entrevista à Reuters, a fotógrafa Cristina Kahlo se referia à apropriaçã­o da imagem da artista mexicana, sua tia-avó, que recentemen­te foi transforma­da pelo fabricante de brinquedos Mattel em uma versão da Barbie.

A fim de contemplar o trabalho de Frida (1907-1954) como artista, o Google, em parceria com 33 instituiçõ­es culturais de 7 países, inaugurou um acervo online com mais de 800 peças.

Encontram-se no endereço g.co/facesoffri­da obras, imagens, cartas e retratos; é possível ainda fazer tours virtuais por meio do Street View.

Um levantamen­to realizado pelo Google mostra que as principais perguntas feitas sobre a artista no Brasil são relacionad­as a sua relação com o movimento pela igualdade de gênero. Isso porque, talvez até mais do que pelo trabalho artístico, Frida Kahlo ficou reconhecid­a como um ícone feminista.

No plano offline, fotografia­s da vida de Frida e de seu parceiro Diego Rivera são expostas em São Paulo, em uma mostra no Centro Paula Souza. Segundo Lucília Guerra, diretora na instituiçã­o, a ideia é que a mostra percorra a vida e a concepção artística do casal de mexicanos.

Frida & Diego - Fragmentos

Até 13/7. Seg. a sex. das 9h às 18h. R. dos Andradas,140, São Paulo, grátis

 ?? AFP ?? ‘As Duas Fridas’, que pode ser vista na plataforma Google e é uma das obras da artista mais procuradas na internet
AFP ‘As Duas Fridas’, que pode ser vista na plataforma Google e é uma das obras da artista mais procuradas na internet

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil