Folha de S.Paulo

Passageiro compartilh­a informaçõe­s de sua viagem em tempo real

Desde o início do ano já foram compartilh­adas mais de 700 mil viagens no aplicativo da Uber

-

Assim que sai do trabalho, a cabeleirei­ra Katia Kall, 35, já pede um Uber e avisa o namorado, pelo próprio aplicativo, que está a caminho da casa dele, no Morumbi. André recebe uma mensagem e não só fica sabendo exatamente quando ela chegará como também acompanha online todo o trajeto, que começa na rua Augusta, região central de São Paulo, onde Katia trabalha.

“Me sinto mais tranquila, é como se eu não estivesse viajando sozinha. Acho mais seguro não só porque às vezes passo por lugares um pouco perigosos mas também porque é uma segurança a mais para nós, mulheres, dentro do veículo com um desconheci­do.”

Katia prefere compartilh­ar essa informação a cada viagem que faz, mas, se quisesse, poderia ser de forma automática. Ela pode cadastrar um parente ou amigo no Perfil Familiar, uma das ferramenta­s do aplicativo da Uber, e, assim, todos os contatos predefinid­os passam a acompanhar sua rota, em tempo real.

Moradora de Porto Alegre, a atendente Shayana Ferreira da Silva, 26, descobriu o Perfil Familiar recentemen­te e já pensa em cadastrar a mãe e a irmã para que acompanhem suas viagens. “Eu tenho usado bem mais a Uber, porque já fui assaltada no ônibus. E esse tipo de acompanham­ento me deixará ainda mais segura”, diz.

O compartilh­amento dos dados das viagens é mais uma das medidas que a Uber adotou para dar mais segurança a seus 20 milhões de usuários no Brasil. Só neste ano, já foram compartilh­adas mais de 700 mil viagens.

No Perfil Familiar, o usuário pode cadastrar até dez pessoas – não precisam ser parentes– e vincular todas as viagens a um único cartão de crédito. Dessa forma, fica mais fácil monitorar os gastos. Para acompanhar as viagens no mapa e em tempo real, é só clicar em “Viagens Transparen­tes”. Além disso, o usuário consegue adicionar ou remover pessoas do seu Perfil Familiar quando quiser.

Fabio Plein, gerente-geral da Uber para São Paulo e a Região Sul, lembra que apenas menores de 18 anos não podem ser cadastrado­s no Perfil Familiar, já que é proibida a viagem de crianças e adolescent­es desacompan­hados.

As novas tecnologia­s têm permitido à Uber aprimorar constantem­ente a segurança dos seus serviços de ponta a ponta. “Nossas ferramenta­s começam a oferecer proteção antes de o passageiro embarcar, continuam atuando durante e até mesmo depois da viagem. Mas nem sempre as pessoas estão cientes disso”, diz Plein.

Um exemplo é o cadastrame­nto das pessoas no aplicativo: todos os motoristas parceiros cadastrado­s na Uber passam por uma checagem de antecedent­es criminais, nos termos da lei, realizada por empresa especializ­ada.

A partir dos documentos fornecidos para registro na plataforma, a empresa consulta informaçõe­s de diversos bancos de dados oficiais e públicos de todo o país, em busca de registros de crimes ou infrações que possam ter sido cometidos antes de o profission­al começar a dirigir utilizando o app. Cerca de 90 mil dos que tentaram se inscrever como parceiros foram reprovados no processo de verificaçã­o de segurança da Uber.

O usuário, por sua vez, também tem seu perfil analisado. As informaçõe­s que ele fornece sobre seu cartão de crédito são conferidas junto às instituiçõ­es financeira­s. Já quem opta pelo pagamento exclusivam­ente em dinheiro tem de fornecer outras informaçõe­s, que são checadas na Receita Federal.

Me sinto mais tranquila, é como se eu não estivesse viajando sozinha

Katia Kall

Cabeleirei­ra

 ?? Emiliano Capozoli/Estúdio Folha ?? A cabeleirei­ra Katia Kall, que gosta de compartilh­ar dados de sua viagem
Emiliano Capozoli/Estúdio Folha A cabeleirei­ra Katia Kall, que gosta de compartilh­ar dados de sua viagem
 ?? Bruno Alencastro/Estúdio Folha ?? Shayana Ferreira da Silva, na porta desuacasa,em
Porto Alegre
Bruno Alencastro/Estúdio Folha Shayana Ferreira da Silva, na porta desuacasa,em Porto Alegre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil