Folha de S.Paulo

Trump concede indulto a presa após pedido de Kim Kardashian

-

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (6) o indulto a uma mulher condenada à prisão perpétua por narcotráfi­co cujo caso foi alvo de campanha da estrela de reality show Kim Kardashian West.

Mesmo sem ser um perdão, a decisão abrevia a pena de Alice Marie Johnson, 63, detida há 22 anos sem direito a liberdade condiciona­l após condenação por lavagem de dinheiro e venda de cocaína em uma quadrilha.

Com a intervençã­o de Trump a pedido de Kardashian, ela será solta. Johnson usou uma sessão de visita na cadeia para gravar um vídeo no qual descreve seu caso, se diz arrependid­a, alega boa conduta e pede clemência. Ré primária, ela afirma que se tornou dramaturga na prisão e defende a reforma do sistema de justiça criminal no país.

Tocada pelo vídeo, Kardashian abraçou a causa que já tinha apoio do ator Sylvester Stallone e foi na semana passada à Casa Branca se reunir com o genro de Trump, Jared Kushner, que supervisio­na um projeto de reforma prisional. Acabou sendo recebida pelo presidente.

A decisão é a mais recente de uma série de perdões e indultos que beneficiou, por exemplo, o xerife Joe Arpaio, condenado por desobedece­r ordem para parar de deter imigrantes sem razão legal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil