Folha de S.Paulo

Carisma e amor pelos filhos marcaram ‘italianão’ colorado

- -Paulo Gomes coluna.obituario@grupofolha.com.br

O orçamento era limitado, mas Aldo fez questão de comprar o uniforme do Internacio­nal para um dos filhos. Quando a esposa Lucila questionou, respondeu: “Ele vai ser criança só uma vez”.

A paixão —“não era apaixonado, era fanático”, diz a mulher— pelo colorado de Porto Alegre foi herdada da mãe, professora no centro do RS. O pai, agricultor, era gremista. Dos 12 filhos desse casal, seis

eram meninos e seis eram meninas. Elas seguiram o time do pai e, os meninos, o da mãe.

Descendent­e de italianos, Aldo chegava a ser caricatura­l. Encarnava o tipão italiano perfeito: falava gritando, agitando os braços, era carismátic­o e sempre tinha uma piada para alegrar o ambiente.

Era também um resmungão. “Porco Dio”, reclamava contrariad­o. No grupo de música folclórica italiana em que cantava clássicos como “América (Merica Merica)”, repreendia quem errasse. “Eu gosto de tudo certo. Me deixa falar, assim eu ponho para fora.”

Estabeleci­do em Lajeado depois de rodar pelas cidades do

Centro Oriental gaúcho, gostava de ir a Porto Alegre para os jogos do Inter. Saiu de Nova Bréscia em 1969 para a inauguraçã­o do estádio, e esteve lá também em sua reinaugura­ção, em 2014. No dia 27, foi para o jogo do seu Colorado contra o Corinthian­s.

A partida caminhava para um empate quando Aldo deixou o estádio —estava de carona e queriam evitar aglomeraçõ­es. Na saída, ouviu a torcida explodir em euforia. Era o gol da vitória, nos acréscimos. Comemorou e, ao se acalmar, passou mal. Morreu no estádio que tanto amou, aos 73.

Sua cerimônia de adeus foi a do “italianão” que era, com

“América” cantada ao som de gaita e brinde com vinho. Deixa a mulher Lucila, os filhos Mateus e Guilherme — “nossa riqueza são nossos filhos”, dizia—, 11 irmãos, e sobrinhos.

LEA DEMAJOROVI­C Aos 85, casada com Sabetai. Deixa os filhos Jacques e Marcia, e netos. Cemitério Israelita do Butantã, av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5.530, Butantã

7º DIA

CLARICE MARIA FURLANI MAZZA Nesta quinta (7/6) às 19h30, Santuário N. Senhora de Fátima, r. Darwin, 651, Santo Amaro

JOSÉ ALCEU BRASIL FALLEIROS Nesta quinta (7/6) às 19h30, igreja São João de Brito, r. Nebraska, 868, Brooklin

LUIZ AMÉRICO MEDEIROS JUNIOR Nesta quinta (7/6) às 17h, igreja N. S. do Perpétuo Socorro, r. Honório Libero, 100, Jd. Paulistano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil