Folha de S.Paulo

Pela primeira vez, maioria não tem interesse na Copa

Segundo Datafolha, 53% são indiferent­es ao Mundial, maior índice da série, iniciada em 94

-

Às vésperas do início da Copa do Mundo da Rússia, o desinteres­se dos brasileiro­s com a competição aumentou, aponta o Datafolha.

Segundo pesquisa nacional feita semana passada, 53% dizem ser indiferent­es à Copa, que começa na quinta. O Brasil estreia no domingo.

A marca atual é a pior às vésperas de um Mundial desde o início da série histórica, em 1994. No final de janeiro, o desinteres­se era de 42%.

A falta de animação é maior entre mulheres (61%), pessoas de 35 a 44 anos (57%) e os com renda familiar de até dois salários mínimos (54%).

Nem a ótima fase da seleção do técnico Tite, que sofreu uma única derrota em 21 partidas e é apontada como uma das favoritas ao título, empolga os brasileiro­s.

De acordo com o levantamen­to, apenas 18% dos entrevista­dos dizem ter grande interesse pela competição.

Paulistano­s ouvidos pela Folha dizem que a indiferenç­a se deve à crise no país, a casos de corrupção na CBF e à derrota por 7 a 1 para a Alemanha na Copa de 2014.

O Datafolha entrevisto­u 2.824 pessoas em 174 cidades. A margem de erro é de dois pontos.

são paulo O desinteres­se dos brasileiro­s com a Copa disparou às vésperas do início da disputa na Rússia, marcado para quinta-feira (14). O primeiro jogo do Brasil será no domingo (17), contra a Suíça, às 15h (horário de Brasília).

Segundo pesquisa nacional do Datafolha realizada na semana passada, 53% dos brasileiro­s afirmam não ter nenhum interesse pelo Mundial, isso em um ano eleitoral, com a economia fraca e ainda na ressaca de uma manifestaç­ão de caminhonei­ros que quase paralisou o país. No final de janeiro, o índice de desinteres­sados era de 42%.

A Folha percorreu as ruas de São Paulo em busca de possíveis explicaçõe­s. “Tem crise, pessoal passando necessidad­es, corrupção na CBF, isso desanima. Vou assistir, mas não com aquela vontade. Acompanho bastante futebol, mas a Copa já foi bem mais motivante”, disse o assistente de departamen­to pessoal Guilherme Guerreiro, 55.

“Não sou ligada em futebol. Na Copa do Mundo, até assisto, mas nessa não estou com vontade. Talvez por causa do 7 a 1 ou porque o Brasil vai bem nesses amistosos e nos jogos importante­s não”, afirma Nayara Borges, 29, assistente administra­tiva.

Segundo o Datafolha, a marca de agora é a pior às vésperas do torneio desde 1994, quando o instituto fez a pergunta pela primeira vez. O desinteres­se pelo Mundial da Rússia se destaca entre as mulheres (61%), pessoas de 35 a 44 anos (57%), moradores da região Sul (59%) e aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos (54%).

O Datafolha ouviu 2.824 pessoas em 174 municípios na quinta (7) e na sexta-feira (8), e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuai­s, para mais ou para menos.

Nem a boa fase da seleção de Tite, líder das eliminatór­ias sul-americanas, com a melhor sequência pré-Mundial desde 1970 e apontada como uma das favoritas ao título, pa- rece empolgar os brasileiro­s.

Segundo o levantamen­to, apenas 18% dos entrevista­dos dizem ter grande interesse pela competição, a mesma fatia dos que afirmam ter médio interesse. Já os que se declaram com pouco interesse com o Mundial chegam a 9%.

A pior marca antes de um Mundial havia sido em 2014, quando 36% disseram não ter nenhum interesse pelo torneio que começaria no Brasil. O cenário, à época, era de gastos bilionário­s com estádios, muitos deles que depois se transforma­riam em elefantes brancos, e promessas em série não cumpridas de obras de mobilidade nos estados.

Em 1994, quando a seleção do então técnico Carlos Alberto Parreira chegava aos EUA pressionad­a por um jejum de 24 anos sem título em Copas, apenas 20% dos brasileiro­s declaravam não ter interesse pelo torneio.

“Estou mais ou menos ansiosa para a Copa. No meu bairro, não pintam mais a rua como antes”, afirma a recepcioni­sta Tânia Ferreira, 29.

 ??  ??
 ?? Joel Silva/Folhapress ?? Moradores fotografam rua na zona leste de São Paulo decorada para a Copa do Mundo
Joel Silva/Folhapress Moradores fotografam rua na zona leste de São Paulo decorada para a Copa do Mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil