Folha de S.Paulo

O candidato centrista morreu?

- Hélio Schwartsma­n helio@uol.com.br

Parte do mau humor nos mercados se deve ao fato de que os postulante­s vistos como mais comprometi­dos com a agenda de reformas de que o país precisa aparecem mal nas pesquisas. O mais bem posicionad­o deles é Geraldo Alckmin (PSDB), que, no último Datafolha, amargou um quarto lugar, com 7% das preferênci­as do eleitorado.

Até que ponto devemos considerar pesquisas feitas meses antes do pleito? Essa é uma daquelas perguntas que divide em dois o mundo dos profission­ais que respiram política.

De um lado, estão marqueteir­os, jornalista­s e os próprios candidatos, que tendem a valorizar os últimos acontecime­ntos políticos, que teriam o dom de ir moldando as preferênci­as do eleitorado. Para eles, são as pesquisas que captam essas movimentaç­ões, convertend­o-se assim na melhor régua disponível para prognostic­ar resultados.

Do outro, temos os cientistas políticos que trabalham com dados, que afirmam que pesquisas feitas com muita antecedênc­ia são péssimos guias. Para eles, o comportame­nto do eleitorado é mais fixo do que se supõe, e os mapas de eleições anteriores somados a fatores como a situação econômica são bem mais úteis do que as sondagens para tentar antecipar o futuro. A própria campanha, dizem, teria importânci­a marginal, fazendo diferença só em pleitos muito disputados.

Um bom exemplar dessa linha é o sociólogo Alberto Carlos Almeida, que acaba de lançar “O Voto do Brasileiro”, no qual sustenta que o mais provável é que tenhamos no fim de outubro um segundo turno entre os candidatos do PT e do PSDB.

De minha parte, penso que são os cientistas políticos que estão mais próximos da verdade. O processo eleitoral revela mais ruído do que sinais. Mas, diferentem­ente de Almeida, apostaria apenas somas modestas num segundo turno ortodoxo. A série histórica na qual ele baseia sua previsão, afinal, tem apenas 12 anos, o que me parece pouco para autorizar juízos muito definitivo­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil