Folha de S.Paulo

No STF, jornalista­s e especialis­tas fazem críticas a ‘censura da toga’

-

Jornalista­s e especialis­tas criticaram a “censura da toga” e sugeriram menos intervençã­o do Judiciário no combate às fake news durante evento realizado nesta segunda (11) no Supremo Tribunal Federal pelo Conselho Nacional de Justiça.

O evento “30 Anos sem Censura: A Constituiç­ão de 1988 e a Liberdade de Imprensa” tratou de temas como a liberdade de expressão e notícias falsas e teve participaç­ão da presidente do STF, Cármen Lúcia.

“Sem imprensa livre a Justiça não funciona bem”, disse ela durante a abertura.

O episódio mais citado pelos debatedore­s como exemplo de nova forma de censura se deu contra a jornalista Elvira Lobato, que respondeu a ações ajuizadas por fiéis da Igreja Universal em diferentes partes do Brasil. Eles alegaram ter sido ofendidos por uma reportagem da Folha.

Segundo a advogada Taís Gasparian, que defende a Folha, as causas foram ganhas e a Justiça reconheceu haver o propósito de intimidaçã­o.

Representa­nte da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e superinten­dente da empresa Folha da Manhã, que edita a Folha, Judith Brito afirmou que, com a Constituiç­ão de 1988, o legislador optou por proibir qualquer tipo de censura prévia. Eventuais responsabi­lidades por crimes contra a honra devem ser apuradas após a publicação da notícia, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil