Folha de S.Paulo

Temer sanciona ‘SUS da Segurança Pública’

- Gustavo Uribe

O presidente Michel Temer sancionou nesta segunda-feira (11) proposta que unifica o sistema de segurança do país, chamado SUSP (Sistema Único de Segurança Pública).

A iniciativa, que será gerida pelo Ministério da Segurança Pública, propõe a integração das ações e dados de todos os órgãos do país por meio de conselhos administra­dos pelas três esferas de governo.

Para permitir a implementa­ção do projeto, o presidente também assinou no evento medida provisória que transfere recursos de loterias para a o ministério. A previsão é de que, neste ano, o repasse seja de R$ 800 milhões e chegue a R$ 4,3 bilhões em 2022.

A proposta é que informaçõe­s como ocorrência­s policiais, rastreamen­to de armas e munições e banco de dados genético e biométrico sejam centraliza­das em um único sistema nacional.

Caso as unidades da federação não forneçam e atualizem os dados criminais em até dois anos, o governo federal poderá congelar o repasse de recursos para a área.

O presidente sancionou a medida, que será publicada na edição desta terça (12) do Diário Oficial da União, com imposição de vetos parciais.

Ele retirou, por exemplo, a inclusão de agentes socioeduca­tivos, a equiparaçã­o entre agentes penitenciá­rios e policiais e a transferên­cia obrigatóri­a de repasses de recursos de fundo a fundo.

“Somos todos vítimas de uma criminalid­ade que cada vez fica mais sofisticad­a e exige um combate mais coeso e organizado”, disse Temer.

A proposta é considerad­a um avanço por especialis­tas, mas pode ter dificuldad­es de execução. Não se sabe, por exemplo, por quanto tempo a pasta da Segurança Pública, responsáve­l pela implementa­ção do projeto, existirá, já que ela foi instituída em caráter extraordin­ário, até janeiro.

O ministro Raul Jungmann (Segurança Pública) citou em discurso dados nacionais para mostrar que apenas uma minoria dos crimes é solucionad­a no país, o que mostra a “imensa dificuldad­e” de se fazer justiça no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil