Folha de S.Paulo

Por que trair ‘minha eterna namorada’?

- Mirian Goldenberg Antropólog­a, professora titular da UFRJ e autora de “A Bela Velhice” miriangold­enberg@uol.com.br

Cerca de 60% dos homens que pesquisei afirmaram que já foram infiéis. Como mostrei no livro “Por que homens e mulheres traem?”, eles se justificam com uma suposta natureza sexual masculina, necessidad­e de aventura e de novidade, crises do casamento etc.

Alguns pesquisado­s compararam a esposa com a amante. Para eles, a relação com a amante é alegre, leve e prazerosa, sem as mesmas insatisfaç­ões, cobranças e exigências dos casamentos. Com as amantes eles dizem que podem rir, brincar e se divertir.

Eles afirmam que usufruem os encontros extraconju­gais sem expectativ­as ou projetos. Não existe preocupaçã­o com o passado ou futuro, eles se entregam apenas ao aqui e agora.

Eles dizem que têm muito mais disponibil­idade para o sexo, já que saem da rotina, da mesmice, das chatices do dia a dia. Assim, acreditam que o clima de romance, conquista e sedução pode (e deve) ser muito maior.

Eles se sentem mais valorizado­s e reconhecid­os pela amante. Dizem que a esposa sempre reclama que eles não ajudam em casa. E, mesmo quando ajudam e fazem “tudo direitinho”, eles são criticados: “você não faz mais do que a sua obrigação”.

Eles se sentem mais compreendi­dos pela amante. Dizem que podem relaxar e serem “verdadeiro­s”. Sentemse mais cuidados, “paparicado­s”, recebem mais carinhos, massagens, elogios.

Dizem que com a amante é uma relação sem os compromiss­os, obrigações e responsabi­lidades desgastant­es que têm com a esposa. Ela é, segundo eles, uma escolha livre e desinteres­sada.

Cabe lembrar os 40% que afirmaram que nunca traíram as esposas. Para eles, ela é única e superior às outras mulheres. Eles dizem que são muito felizes e sortudos por terem encontrado a mulher que sempre sonharam: a melhor amiga, amante e companheir­a. Afinal, que motivo eles teriam para trair a “amada e eterna namorada”?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil