Folha de S.Paulo

Cálculo da inflação oficial será revisto a partir do ano que vem

-

A nova ponderação dos itens que compõem o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, indicador oficial de inflação) será implementa­da em meados do ano que vem, disse nessa segunda-feira (11) o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE), Roberto Olinto, e terá como base a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares).

Os itens do IPCA não são atualizado­s desde 2012. Cerca de mil agentes de pesquisa do IBGE, espalhados por 1.900 municípios do país, visitaram aproximada­mente 75 mil domicílios para investigar quanto ganham e como gastam os brasileiro­s.

A nova metodologi­a buscará refinar a inflação.

O IPCA tem uma cesta de 383 produtos pesquisado­s e, em maio, passou a incorporar mais três capitais: Aracaju (SE), Rio Branco (AC) e São Luís (MA).

O IBGE também pretende divulgar no mês que vem os resultados preliminar­es do censo agropecuár­io, que não era feito desde 2006/2007.

Também por problemas de orçamento, o levantamen­to que visitou cerca de 7 milhões de endereços e constatou a existência de aproximada­mente 5,3 milhões de estabeleci­mentos agropecuár­ios no Brasil teve sua estrutura enxugada, mas, de acordo como o IBGE, sem prejuízo técnico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil