Folha de S.Paulo

Hora de TPM

- Juca Kfouri É jornalista e escreveu “Confesso que Perdi”

sochi Mulheres e homens que gostam de futebol, ou apenas de Copas do Mundo, e há muitas e muitos, vivem dias de TPM: a tensão pré-mundial.

Os sintomas são claros e nem é preciso de especialis­tas para diagnostic­ar: ansiedade, desejo de que a Copa comece logo, irritação com os teóricos da conspiraçã­o que juram que o torneio já está comprado e medo.

Muito medo do jogo da estreia contra a Suíça. Se fosse contra o Suriname, a tremedeira seria a mesma. Pode ver, pode pesquisar. Quando acaba o sorteio dos grupos feito pela Fifa, meio ano antes do começo da Copa, todos nós somos só otimismo e tranquilid­ade e é quase unânime a certeza de que a seleção brasileira não só estará nas oitavas como será a primeira colocada.

À medida que os dias contados para a estreia diminuem, aparecem as análises mais cuidadosas, aprofundad­as, porque afinal nada é fácil no futebol, está tudo muito equilibrad­o, o futebol é imprevisív­el e todo cuidado é pouco.

Ressuscita-se o ferrolho suíço e a TV lembra que a Suíça já foi eliminada de uma Copa, a de 2006, na Alemanha, no quarto jogo, nas oitavas de final, portanto, e sem sofrer nenhum gol depois de empatar com a França (que chegou à final), vencer a Coreia do Sul e Togo e perder nos pênaltis para a Ucrânia. Faz 12 anos!

Ou seja, o jogo em Rostov deverá ser duríssimo e a zebra não deve ser descartada porque preciso é o relógio, não o futebol.

O pior é que a TPM não se esgota nem com vitória no jogo inaugural.

Permanece para o segundo embate e até que a tão alardeada classifica­ção tranquila se materializ­e.

Ainda mais que o adversário seguinte, em São Petersburg­o, na sexta-feira (22), é a perigosa Costa Rica, que, saiba a rara leitora, saiba o raro leitor, saiu invicta na Copa disputada no Brasil.

Invicta como a Suíça, embora sua defesa tenha sido vazada, derrotada no quinto jogo, nas quartas de final, também nos pênaltis e contra a Holanda, terceira colocada ao vencer o Brasil por 3 a 0, no Mané Garrincha.

Na fase de grupo os costa-riquenhos derrotaram simplesmen­te o Uruguai e a Itália e empataram com a Inglaterra.

Antes da famigerada Copa de 2014 seu grupo era chamado de o “grupo da morte”, mas para os três campeões mundiais, que só teriam um jogo fácil, o contra a Costa Rica... Que eliminou a Grécia nas oitavas. É ou não para estar com TPM?

 ??  ?? Brasil é o que tem maior pontuação. Islândia e Panamá disputam pela primeira vez uma Copa do Mundo e seguem nos últimos lugares da tabela
Brasil é o que tem maior pontuação. Islândia e Panamá disputam pela primeira vez uma Copa do Mundo e seguem nos últimos lugares da tabela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil