Folha de S.Paulo

SÃO PAULO: O BERÇÁRIO DE PORTUGUESE­S NO MUNDO

Depois de seis anos e meio na capital, cônsul se despede após ter assistido, em suas palavras, à ‘revolução da lusobrasil­idade’

- Ana Estela de Sousa Pinto texto Adriano Vizoni fotos

O casamento é antigo, mas só há pouco um namoro começou a engatar, com a ajuda de um cupido português de 46 anos, nascido em Angola e pai de uma menina brasileira.

Brasil e Portugal são os noivos desse romance, “um casamento de 500 anos, mas baseado em estereótip­os e referência­s históricas”, na visão do cônsul-geral de Portugal em São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paulo Lourenço.

Há seis anos e meio na capital paulista, ele assumiu como uma de suas principais missões “reativar a portugalid­ade natural de São Paulo, que estava dormente”.

Nesse meio tempo, Lourenço conta ter visto uma “revolução da lusobrasil­idade”. O número de brasileiro­s com cidadania portuguesa cresceu tão rapidament­e que, além de cupido, ele assumiu o papel de parteiro.

“Este consulado tem sido o grande berçário de portuguese­s no mundo.” Foi o posto que mais atribui cidadanias portuguesa­s no mundo, cerca de 50 mil desde 2016.

Ele também se orgulha de ter fomentado o intercâmbi­o entre a Bienal de São Paulo e o Museu de Arte Contemporâ­nea de Serralves, no Porto, e de ter lançado no estado o consulado itinerante, que visita 11 cidades do interior paulista, além de Campo Grande.

Na avaliação de Lourenço, nesse período, a relação entre Brasil e Portugal se tornou “mais diversa, mais madura, com um conhecimen­to recíproco mais antenado.”

Em parte, esse novo relacionam­ento se expressa na série de eventos Experiment­a Portugal, lançada por Lourenço há quatro anos.

O festival, que começou como uma mostra de três dias, neste ano se estende por três meses, de maio a julho. “Já não pertence mais ao consulado nem a Portugal. É uma programaçã­o da cidade, baseado num diálogo entre artistas de lá e daqui”, diz. ▸

 ??  ?? Paulo Lourenço, o cônsul-geral de Portugal
Paulo Lourenço, o cônsul-geral de Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil