Folha de S.Paulo

Pós modular: formação rápida, específica e no seu próprio ritmo

Aluno se atualiza por meio de cursos semestrais

-

Lançada este ano pelo Instituto Mauá de Tecnologia, a pós-graduação modular é um programa de educação continuada que permite ao aluno renovar conhecimen­tos no seu próprio ritmo, por meio de cursos semestrais.

O estudante pode fazer uma atualizaçã­o (um módulo), um aperfeiçoa­mento (dois módulos), ou uma especializ­ação (três módulos mais a monografia). Por esse sistema, o programa da Mauá oferece até três certificad­os distintos, diferentem­ente do formato tradiciona­l, no qual o aluno recebe um único certificad­o após 18 a 24 meses.

“Vivemos um momento de grande volatilida­de; nesse cenário, fica difícil fazer planejamen­to para dois anos. As pessoas não estão mais disponívei­s para cursos longos. As empresas e as carreiras se reorganiza­m o tempo todo”, diz Julio Lucchi, coordenado­r de pós-graduação da Mauá.

O professor explica que o programa foi pensado para atender à demanda por formações mais rápidas e específica­s e, ao mesmo tempo, dar flexibilid­ade aos profission­ais que precisam se atualizar enquanto trabalham.

Na área de engenharia de processos, a pós da Mauá tem ênfase em projetos industriai­s e é composta pelos módulos: engenharia de processos aplicada a unidades industriai­s, estratégia­s em gestão industrial, e gerenciame­nto de projetos industriai­s. Para obter o título de especializ­ação, é preciso fazer o trabalho de conclusão de curso.

Uma das vantagens do formato é que, como as turmas são organizada­s semestralm­ente, o aluno amplia sua rede de relacionam­entos profission­ais a cada módulo. “É um efeito colateral benéfico e importante para quem quer expandir seu networking”, afirma Lucchi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil