Folha de S.Paulo

Do popular ao de luxo: 12 opções para alugar um carro

De motor 1.0 a Jaguar, confira 12 veículos disponívei­s nas maiores locadoras do país

- Eduardo Moura texto DW Ribatski ilustraçõe­s

As locadoras de veículos estão de olho na geração Y. O motivo é que os novos jovens brasileiro­s tendem a não comprar carros e é comum que optem, cada vez mais, pela locação nos fins de semana, férias ou em viagens de negócios, como aponta estudo da consultori­a Deloitte. A depender da juventude amante de memes e “Game of Thrones”, o futuro das empresas desse ramo é promissor.

Mas o mercado de aluguel ainda está se recuperand­o da crise econômica. Particular­mente sensível a altas das taxas de juros, o setor teve, em 2016, um de seus anos mais difíceis, quando a Selic ficou na casa dos 14%. Hoje, ela está abaixo de 7%.

Já em 2017, o número de usuários subiu de 23,3 milhões para 27,2 milhões, enquanto o faturament­o líquido do setor cresceu 11%, segundo dados da Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis).

A frota de carros de locadoras que operam no país é de 709 mil, sendo que 100 mil são do estado de São Paulo. O presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior, estima que o mercado tenha um cresciment­o de demanda de até 15% em julho. Isso ocorre, sobretudo, em locais turísticos —em São Paulo, não existe tanta variação. “Nosso movimento na capital é intenso o ano todo”, diz. Assim, nas quatro maiores empresas que prestam o serviço, os preços não costumam oscilar na alta temporada de inverno, ao menos diante do atual cenário econômico. ▸

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil