Folha de S.Paulo

Holiday diz que processará Ciro por injúria racial

Fernando Holiday (DEM) afirma que vai processar presidenci­ável pedetista

- -Rodrigo Borges Delfim e Géssica Brandino Jorge Araujo/Folhapress

O vereador Fernando Holiday (DEM-SP) afirmou, em rede social, que processará o presidenci­ável Ciro Gomes (PDT) por injúria racial após ter sido chamado de “capitãozin­ho do mato” em programa de rádio. Ciro não se manifestou sobre a intenção de Holiday.

são paulo O vereador Fernando Holiday (DEM-SP) prometeu processar o presidenci­ável Ciro Gomes (PDT) após ter sido chamado de “capitãozin­ho do mato” pelo pedetista.

“Imagina, esse Fernando Holiday aqui. O capitãozin­ho do mato, porque é a pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceit­o para estigmatiz­ar, que era o capitão do mato do passado”, declarou Ciro, em entrevista à rádio Jovem Pan nessa segunda-feira (18).

Durante o período da escravidão, capitão do mato era uma pessoa contratada para perseguir escravos fugitivos, função frequentem­ente exercida por um negro.

Ligado ao MBL (Movimento Brasil Livre), de direita, Holiday é crítico do movimento negro e de cotas raciais.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o vereador disse que racismo é crime “não importa de onde ele venha, da direita ou da esquerda” e prometeu processar Ciro por injúria racial.

“Sou uma pessoa que busca quebrar estes estigmas, que busca trazer um discurso diferente ao combate ao racismo e ao preconceit­o”, disse o vereador.

Lideranças do movimento negro ouvidas pela Folha não mostraram solidaried­ade imediata com o vereador.

Para o Frei David Raimundo dos Santos, diretor-executivo da Educafro, Holiday tem um grande serviço a prestar ao povo negro, mas primeiro deve entender a importânci­a de ações como as cotas raciais.

“A Educafro entende que o Holiday é nosso irmão, negro, Pedro Fernandes (PDT), 15.jun “Praticamen­te todos os partidos têm envolvimen­to na Lava Jato”

exagerado Há 35 partidos registrado­s no TSE. Destes, 14 já foram investigad­os pela Lava Jato. Em 2017, o ministro Edson Fachin, do STF, autorizou abertura de inquérito para investigar ministros, governador­es, senadores e deputados de ao menos 13 siglas: MDB, PT, PSDB, PP, PTC, PSB, SDD, PPS, DEM, PR, PC do B, PRB e PSD. Há também ação de improbidad­e administra­tiva contra o PP no Ministério Público Federal do Paraná. Procurado, Fernandes disse que se referia aos principais partidos do país.

“A Polícia Militar perde por ano cerca de 1.200 oficiais”

verdadeiro De acordo com a PM, em 2014, 1.213 policiais passaram à reserva remunerada. Em 2015, foram 1.422. Em 2016, caiu para 1.192. Esses números incluem oficiais e praças. Clara Becker e Nathália Afonso mas ele precisa entender que a única politica que tirou o negro da miséria foram as cotas na universida­de e no serviço público. Nós queremos ajudálo a entender, ajudar um negro de direita a avançar nessa pauta”, afirmou.

Já o professor Ailton Santos, ativista e membro do Comitê contra o Genocídio da População Pobre, Preta e Periférica, foi mais enfático na crítica ao vereador do DEM e viu procedênci­a na analogia de Ciro.

“De uma certa forma [o Ciro] tem razão, porque [Holiday] vem fazendo um papel bem similar ao que o capitão do mato fazia, isto é, defendia os interesses dos senhores, e hoje o vereador representa uma bandeira conservado­ra. A única ressalva é que o capitão do mato não tinha tantos privilégio­s que o vereador tem”, afirmou.

 ??  ?? Pré-candidato do PDT à Presidênci­a, Ciro Gomes, participa de evento da Unica em São Paulo
Pré-candidato do PDT à Presidênci­a, Ciro Gomes, participa de evento da Unica em São Paulo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil