Folha de S.Paulo

PF indicia exprocurad­or Miller, Joesley Batista e três advogados

-

brasília O ex-procurador da República Marcelo Miller, o empresário Joesley Batista e mais três advogados foram indiciados pela Polícia Federal por suposta prática de corrupção no inquérito que apura se Miller fez jogo duplo durante a elaboração dos acordos de delação de executivos da JBS.

Em relatório enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), a PF atribui ao exprocurad­or o crime de corrupção passiva.

O relatório sustenta que ele recebeu R$ 1,8 milhão da J&F Investimen­tos, que controla a empresa, quando ainda integrava a equipe da Procurador­ia-Geral da República (PGR), para atuar como advogado de um escritório contratado pelo grupo.

O delegado responsáve­l pelo caso, Cleyber Malta Lopes, diz que Joesley, o ex-diretor jurídico da J&F Francisco de Assis e Silva, além das advogadas Fernanda Tórtima e Esther Flesch, contratada­s pelo grupo, foram os responsáve­is por corromper Miller. Eles foram indiciados por corrupção ativa.

Para Lopes, há indícios suficiente­s de que os quatro esconderam qual foi o verdadeiro papel do ex-procurador para ajudar na celebração dos acordos.

As informaçõe­s sobre os indiciamen­tos foram publicadas pela GloboNews e confirmada­s pela Folha.

A PF afirma que não houve interferên­cia do ex-procurador nas gravações feitas por Joesley em encontros com o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Os áudios desencadea­ram ações controlada­s na Operação Patmos. Por isso, diz o relatório, as provas devem ser mantidas e usadas para instruir inquéritos.

Em nota, a defesa de Miller afirmou que, em sua “atividade preparatór­ia junto à empresa J&F”, o ex-procurador “atuou em caráter privado, usando apenas seu conhecimen­to jurídico e sua experiênci­a profission­al, sem envolver nenhum aspecto da função pública”.

A J&F, também por escrito, afirmou que Joesley e Francisco de Assis “jamais contratara­m, ofereceram ou autorizara­m que fosse oferecida qualquer vantagem indevida” a Miller.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil