Folha de S.Paulo

Lula se encanta com VAR e quer juiz de vídeo para ele também

Instituto Lula envia gravações dos embates com Sergio Moro para o VAR

- Renato Terra Roteirista, autor de ‘Diário da Dilma’, dirigiu documentár­ios como ‘Uma Noite em 67’

Encantado com o uso frequente do video assistant referee (VAR) na Copa do Mundo, Luiz Inácio Lula da Silva chamou agentes da Polícia Federal e, com os dedos indicadore­s, desenhou um quadrado imaginário no ar. “Tem que ter arbitro de vídeo pra mim também!”, pediu.

No programa “Papo com Zé Trajano”, o ex-presidente explicou: “Meus amigos e minhas amigas, as seleções da Suécia e da França tiveram pênaltis claríssimo­s que não foram marcados. O juiz, com muita humildade, consultou o VAR e mudou de opinião. Voltou atrás e marcou os pênaltis. Os gols foram decisivos para as vitórias de Suécia e França. Portanto, tenho a convicção de que o VAR também vai fazer a Justiça brasileira repensar suas convicções”, explicou o ex-presidente, em carta.

O Instituto Lula convocou Bessias para enviar as gravações dos embates com Sergio Moro para a Fifa.

“Está claro que Moro estava impedido quando expulsou Lula das eleições”, comentou Paulo Okamoto. Em seguida, olhou para o lado e perguntou: “Pode isso, Renan?”. “A regra é clara. Lula foi derrubado dentro da área pela mão invisível do mercado. É golpe!”, respondeu Renan Calheiros.

Em nova carta, Lula fez um desafio: “Nunca antes na história do video assistant referee uma injustiça foi colocada à prova com tanta relevância. E vou além: se o árbitro de vídeo encontrar alguma prova contra mim, eu coloco a jararaca entre as pernas”.

Em anexo, o ex-presidente também enviou a imagem de uma conhecida sobremesa para que o VAR desse o parecer definitivo: “É pavê ou pácomê?”, questionou Lula, em ofício.

Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, sugeriu os próximos passos. “Caso a punição de Lula seja mantida pelo árbitro de vídeo, recorrerem­os ao VARPalmare­s”, ameaçou.

A ex-presidente Dilma Rousseff completou o raciocínio: “Sempre que você olha um vídeo, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante”.

Contador

Estamos trabalhand­o há cem dias sem saber quem matou —e quem mandou matar— Marielle Franco.

 ?? Débora Gonzales ??
Débora Gonzales

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil