Folha de S.Paulo

Insulto a russa é ‘vergonha verde e amarela’, afirma Planalto

- Gustavo Uribe e Alex Sabino

O governo brasileiro publicou nesta quinta-feira (21) em suas contas nas redes sociais mensagem crítica aos torcedores que aparecem em vídeo insultando uma mulher na Rússia.

Em divulgação de telefone para denúncias de violência contra mulher, o Palácio do Planalto escreveu que episódios de assédio devem ser combatidos no Brasil ou na Rússia.

“A atitude de alguns envergonho­u e gerou indignação em todo o país”, ressaltou a mensagem, segundo a qual “a vergonha é verde e amarela.”

Em vídeo divulgado no último fim de semana, torcedores brasileiro­s gritaram para uma russa frase em alusão à cor de seu órgão sexual.

Com a repercussã­o negativa, alguns dos envolvidos pediram desculpas, e o Ministério Público informou que investigar­á a conduta dos brasileiro­s.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores não comentou o incidente e reiterou que a “imensa maioria dos torcedores brasileiro­s é pacífica e respeitosa”.

O governo brasileiro ainda não decidiu se pedirá à Rússia que retire deles a chamada Fan ID, espécie de autorizaçã­o para que torcedores entrem nos estádios da Copa.

Em episódio semelhante, o governo da Argentina pediu aos russos que fosse cancelada a Fan ID de Néstor Fernando Penovi, 47, que gravou um vídeo que insulta uma russa de 15 anos. Nas imagens, o torcedor argentino, em espanhol, induz a jovem russa a proferir palavras de teor sexual.

A Rússia atendeu o pedido nesta quinta, e Penovi não poderá mais entrar nos estádios.

“Nos dá pena, como argentinos, ver uma coisa assim, quando há milhares tendo um comportame­nto exemplar”, disse o diretor de segurança de espetáculo­s futebolíst­icos do Ministério da Segurança da Argentina, Gilberto Madero, à rádio La Red.

Na quarta-feira (20), o governo colombiano se manifestou após a divulgação de um vídeo em que um torcedor do país aparece proferindo palavras de cunho sexual para duas mulheres japonesas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil