Folha de S.Paulo

Sigla LGBTQ+ cresce para ecoar amplidão do espectro de gênero e sexo

- Michael Gold The New York Times

Dez anos atrás, havia quatro letras para designar diversas minorias sexuais e de gênero: L, G, B e T. Atitudes mudaram, e a linguagem para orientação sexual e identidade de gênero também. A abreviação ganhou o “Q” (“questionan­do”, para uns; “queer”, termo genérico antes pejorativo, para outros) e continua a crescer. Eis um glossário incompleto.

Gay e lésbica

Quando “homossexua­l” passou a soar clínico e pejorativo, no fim dos anos 60, “gay” virou o termo para pessoas atraídas por parceiros do mesmo sexo. Com o tempo, “gays e lésbicas” se popularizo­u para frisar questões distintas das mulheres, e “gay” hoje é mais usado para homens.

Bissexual

Alguém atraído por pessoas de seu gênero e de outros. Estereótip­os de que seria uma transição ou camuflagem para promiscuid­ade são alvo de debate nos círculos LGBTQ. Defensores criticam o questionam­ento da identidade bissexual, mas há pessoas que veem no prefixo “bi” o reforço do binômio masculino/feminino.

Pansexual

Quem sente atração por gente de todas as identidade­s de gênero ou pelas qualidades de alguém independen­temente da identidade de gênero. Antes termo acadêmico, ganhou aderência com visibilida­de de celebridad­es como Miley Cyrus.

Assexual

Alguém que sente pouca ou nenhuma atração sexual. Não equivale à falta de atração romântica (os “arromântic­os”).

Cisgênero

Alguém cuja identidade de gênero se equipara ao sexo que lhe foi designado ao nascer

Transgêner­o

Termo amplo para pessoas cuja identidade ou expressão de gênero difere do sexo biológico designado ao nascer

Não conformida­de de gênero

Quem expressa o gênero fora das normas convencion­ais de masculinid­ade ou feminilida­de. Nem todos são transgêner­o, e alguns transgêner­o se expressam da forma convencion­al masculina/feminina.

Não binário

Pessoa que não se identifica como homem nem mulher e se vê fora do binômio de gênero, como o personagem Taylor Mason, da série “Billions”.

Genderquee­r

Outro termo para quem não se vê no binômio feminino/masculino e exibe caracterís­ticas de um, de ambos ou nenhum.

Fluidez de gênero

Termo usado por pessoas cuja identidade muda ou flutua. Às vezes podem se expressar como mais masculinas em um dia e mais femininas em outro.

Neutralida­de de gênero

Alguém que não se descreve por um gênero específico e opta pelo uso de pronomes neutros [em português, prevalece o uso de “x” ou “e” no lugar de “a” e “o”, como “elx”].

Intersexua­l

Pessoa com caracterís­ticas sexuais biológicas não associadas tradiciona­lmente a corpos femininos ou masculinos.

+

O sinal denota tudo no espectro do gênero e sexualidad­e que as letras não descrevem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil