Folha de S.Paulo

Ciclistas de Portland tiram a roupa por mais segurança

- ArtUs Restauraci­ón Patrimonio Flávio Sampaio

Cerca de 10 mil ciclistas protestara­m pelados, em Portland, no estado americano do Oregon, contra a vulnerabil­idade dos ciclistas no trânsito e a dependênci­a de combustíve­is fósseis. O evento, que aconteceu no último sábado (23), faz parte do Pedalada Pelada Mundial, movimento criado em Vancouver, no Canadá, em 2004.

“Tire o que puder” era o slogan. E foi o que aconteceu. Jovens, idosos, gordos, magros, musculosos, turistas, locais, heteros, gays e crianças usaram seus corpos para chamar a atenção, num clima de paz e integração.

“A sua aparência não importa. Independen­temente do seu tamanho, forma, tipo ou cor, você é amado”, diz Jenelle Prentice.

O ponto de encontro da pedalada foi no parque Catedral, localizado embaixo da ponte gótica de St. John, às margens do rio Willamette, o principal da cidade. O sol e o calor facilitara­m a vida dos ativistas desnudos, acostumado­s ao frio e chuva típicos do Oregon.

O casal de aposentado­s Albert e Heather Payne aproveitav­a o verão sem qualquer pudor. “Estamos aqui porque gostamos mesmo é de ficar pelados. A bike é só uma desculpa”, afirma Heather.

A organizaçã­o não divulga o trajeto do passeio, apenas o ponto de partida. “Isso evita o voyeurismo desnecessá­rio”, diz Jeniffer Tunay, uma dos 200 voluntário­s que trabalhava­m no evento. A polícia local dava todo o apoio. “Apesar de violarem a lei da cidade (expor a genitália em público), a polícia será conivente”, alertava a corporação em suas redes sociais. Nenhum incidente foi registrado.

O Naked Bike Ride acontece em mais de 70 cidades, espalhadas em 35 países. Portland recebe o maior número de participan­tes —10 mil, segundo os organizado­res. No Brasil, a Pedalada Pelada acontece desde 2008, em cidades como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Veja o vídeo em folha.com/b04ma31i

 ??  ??
 ??  ?? Ciclistas se concentram em parque de Portland
Ciclistas se concentram em parque de Portland

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil