Folha de S.Paulo

SER OU NÃO SER

- Com Bruna Narcizo, Bruno B. Soraggi e João Carneiro Tony Goes tonygoes@uol.com.br monica.bergamo@grupofolha.com.br

A decisão do ministro Edson Fachin de levar ao plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) o pedido de liberdade de Lula acendeu a luz amarela no PT. Ao justificar sua iniciativa por escrito, ele fez referência à Lei de Inelegibil­idade.

Surgiu então o temor de que o plenário da corte, considerad­o desfavoráv­el ao petista, acabe julgando se ele pode ou não concorrer à Presidênci­a depois de condenado em segunda instância.

Uma eventual decisão desfavoráv­el à candidatur­a de Lula agora desorganiz­aria o calendário imaginado pelo PT. O partido pensava em registrar Lula no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como candidato em agosto. Esgotado o debate na corte eleitoral, recorreria então ao STF, em setembro. Mas o Supremo pode antecipar a discussão.

E Lula pode receber Martinho da Vila na quinta (28). O cantor ainda não confirmou a visita, mas ela já está autorizada.

A campanha de Geraldo Alckmin decidiu intensific­ar as críticas a Jair Bolsonaro. Há o diagnóstic­o de que, se não apanhar, o deputado não cairá nas pesquisas.

Num vídeo disparado nesta semana nas redes, a campanha tucana diz: “Não dá para inventar um cara do nada que acha que resolve tudo sozinho, dando murro na mesa. Não é hora para aventura. É hora de usar a cabeça”. Alckmin não é entusiasta dos ataques, mas acabou cedendo.

A equipe do economista André Perfeito, da corretora Spinelli, calculou o impacto que a volta do imposto sobre lucros e dividendos teria nas ações comerciali­zadas no mercado financeiro. Para uma taxação de 5%, o Ibovespa cairia 4,6%, diz ele. “É uma escolha, mas segurament­e gerará um ajuste”, afirma.

A proposta, que atingiria contribuin­tes de maior renda, é defendida por setores do PT, pelo presidenci­ável Ciro Gomes (PDT-CE) e estudada até mesmo por Rodrigo Maia (DEM-RJ). A taxação existe em todos os países membros da OCDE, com exceção da Estônia.

 ??  ??
 ??  ?? A cantora Liniker e a rapper MC Soffia foram ao evento de apresentaç­ão do livro “Quem Tem Medo do Feminismo Negro?”, da filósofa Djamila Ribeiro . O encontro ocorreu na segunda (25), na Casa Natura Musical. O grupo Satyros estreia uma remontagem da...
A cantora Liniker e a rapper MC Soffia foram ao evento de apresentaç­ão do livro “Quem Tem Medo do Feminismo Negro?”, da filósofa Djamila Ribeiro . O encontro ocorreu na segunda (25), na Casa Natura Musical. O grupo Satyros estreia uma remontagem da...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil